AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Novembro Azul: Prevenção e diagnóstico precoce são caminhos para reduzir os impactos do câncer de próstata

Novembro Azul: Prevenção e diagnóstico precoce são caminhos para reduzir os impactos do câncer de próstata

Novembro Azul é um importante lembrete para os homens, mas o Instituto de Oncologia do Vale (IOV) reforça a importância deles se cuidarem durante todo o ano

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

A Campanha Novembro Azul é extremamente importante para ajudar na prevenção ao câncer de próstata, o segundo tipo mais incidente entre os homens, sendo o primeiro os tumores de pele não melanoma. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 71.730 novos diagnósticos entre os anos de 2023 e 2025 e a falta de informação sobre os sintomas e o preconceito sobre os exames que auxiliam no diagnóstico precoce ainda trazem consequências sérias.

“A prevenção ao câncer de próstata é muito importante, pois no estágio inicial ele pode não apresentar nenhum sintoma. É indispensável realizar exames de sangue e toque retal, principalmente em homens que já passaram dos 45 anos”, explica o médico oncologista do IOV, Dr. Henrique Fernandes Zanoni.

Os sintomas mais comuns dos tumores de próstata são dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, diminuição do jato, sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

“Estes sintomas também podem ocorrer devido a doenças benignas como hiperplasia benigna da próstata, que é o aumento benigno da glândula, e a prostatite que é uma inflamação, por isso é muito importante sempre consultar um médico e realizar os exames para avaliar a causa dos sintomas”, afirma.

Homens com mais de 50 anos, que têm histórico familiar da doença e são obesos também devem dar atenção especial aos exames preventivos, pois têm um risco maior de desenvolver a doença, mas todos sem exceção devem estar atentos às mudanças do corpo e adotar um estilo de vida saudável.

“Praticar atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada, reduzir o consumo de bebida alcoólica são medidas que ajudam a reduzir significativamente os riscos de ter câncer. Também é muito importante realizar exames preventivos, como o toque retal e o PSA, para identificar a doença em fases iniciais, o que torna o tratamento mais eficiente e aumenta as chances de cura,” conclui Dr. Henrique.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *