AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Alzheimer: médicos estudam identificar indícios da doença a partir de exame de vista

Alzheimer: médicos estudam identificar indícios da doença a partir de exame de vista

Estudo vem sendo conduzido por profissionais do Hospital do Servidor Público Estadual

Por Portal Aqui Vale
Foto: Divulgação

Médicos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) realizam uma pesquisa para identificar biomarcadores do Alzheimer a partir do exame de vista. O estudo, que deve acompanhar pacientes por anos, tem como objetivo contribuir com a hipótese de que a doença impacta no sistema ocular e, por isso, pode ser detectada pelos olhos. Os resultados parciais devem ser obtidos no fim de 2025.

A presença desses biomarcadores da doença de Alzheimer nos olhos é um tema que ganha cada vez mais espaço nos grupos de pesquisas científicas no Brasil. Para verificar a hipótese, são selecionados pacientes do ambulatório de demência do Serviço de Neurologia HSPE com distúrbio cognitivo de memória leve e sem qualquer alteração neurológica (grupo de controle) para realizar tomografia de coerência óptica, o OCT – sigla em inglês.

O exame OCT pode identificar alterações relacionadas ao Alzheimer nos olhos a partir da análise de imagens da vascularização e da espessura da retina e dos nervos ópticos. As amostras coletadas são organizadas, analisadas e as informações encontradas são comparadas com dados da literatura médica por oftalmologistas do Serviço de Oftalmologia do HSPE. Os autores do estudo são os médicos Eric Pinheiro Andrade e Pedro Durães Serracarbassa. No futuro, o exame óptico pode ser adicionado ao protocolo de diagnóstico precoce da doença, ajudando a retardar os sintomas do problema de memória.

Serracarbassa explica que o estudo está em sintonia com a comunidade médica que dedica esforços em identificar precocemente o Alzheimer em decorrência do envelhecimento populacional no mundo. “Os resultados do trabalho podem reforçar a tese da comunidade médica da relação causal da demência com alterações oculares, o que vai permitir o diagnóstico precoce em um exame relativamente simples”, complementa.

O trabalho do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) ganhará um estudo complementar a partir de março de 2025. A pesquisa futura será realizada com a mesma configuração pela equipe do HSPE junto ao Laboratório de Psicofísica da Visão da Universidade de São Paulo (USP).

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Foto: Divulgação

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *