AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Shopping Jardim Oriente Comemora 116 anos da Imigração Japonesa com Show de Taiko

Shopping Jardim Oriente Comemora 116 anos da Imigração Japonesa com Show de Taiko

A comemoração será no dia 18 de junho. O espetáculo será a partir das 20h, na Praça de Alimentação.

Por Portal Aqui Vale

O Shopping Jardim Oriente irá comemorar o Dia Nacional da Imigração Japonesa com apresentação de Taiko, na data comemorativa que é 18 de junho.  O espetáculo será a partir das 20h, na Praça de Alimentação. Neste ano, são 116 anos da chegada dos japoneses ao Brasil.

O Taiko será apresentado pelo grupo Gookai Wadaiko de São José dos Campos. A apresentação contará com 9 tocadores de tambor gigante.

“O Shopping Jardim Oriente está no prédio onde muitos imigrantes japoneses marcaram presença trabalhando na fábrica têxtil Kanebo.  O bairro onde está o shopping tem muitas famílias japonesas e muitos descendentes. Temos aqui todos os dias muitos clientes de origem japonesa. Nossa própria logomarca, o Tsuru, é uma homenagem para todas essas pessoas e pela histórica que foi construída neste local. Trazer um pouco da cultura deste povo para os demais clientes é motivo de muito orgulho e representatividade para nós”, declarou Alexandre Balúgoli, gerente geral do Shopping Jardim Oriente.

Ao longo do ano, o Shopping Jardim Oriente homenageia e valoriza a cultura e a história dos japoneses que vieram para o Brasil. Possui dentro do centro de compras a exposição de fotos itinerante no mall, que é o Memorial Kanebo.

O Taiko

Taiko significa literalmente “tambor” em japonês. Esse termo passou a ser utilizado para referir-se ao tradicional tambor do Japão e a sua prática. O Taiko faz parte da cultura japonesa e ao longo de toda sua história foi utilizado de diversas formas. Dentre elas, o uso como meio de comunicação, na religião, em festivais, na guerra e no teatro. A forma como o Taiko é tocada atualmente, com vários tocadores e vários tipos de tambores é recente: após 1950 o professor Daihachi Oguchi teve a ideia de interpretar uma peça teatral com tambores de diversos timbres. O Taiko passou a ser tocado como uma orquestra, tornando-se o instrumento principal das apresentações. Nasceu assim uma nova arte de praticar os tambores japoneses chamada wadaiko.

Vale destacar que a influência japonesa no Brasil não foi somente na cultura, ela se destaca também na tecnologia agrícola, culinária, nos esportes tais como: aikidô, caratê, jiu-jitsu, kendo, judô, sumô. É vista também no dia a dia influenciando a moda, o hábito de tomar chá, de cultivar cerejeiras e na literatura com o mangá.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *