Ministério dos Direitos Humanos divulga dados divergentes da Prefeitura sobre pessoas em situação de rua
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania fez um levantamento sobre o número de pessoas em situação de rua nas cidades da Região Metropolitana…
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania fez um levantamento sobre o número de pessoas em situação de rua nas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba entre 2018 e 2023 e em São José, os números são 387% maiores do que os divulgados pela Prefeitura.
Baseado no Cadastramento Único (CadÚnico), o Observatório Nacional dos Direitos Humanos apontou que São José tem 839 pessoas em situação de rua. Já segundo a Prefeitura, o número é de 172 pessoas.
Sobre essa divergência, a Secretaria de Proteção Social ao Cidadão de São José disse que “a pesquisa leva em consideração o número de pessoas em situação de rua inscritas no CadÚnico. Porém, o acesso ao cadastro é um direito universal e toda pessoa que passa pelo município pode fazer o cadastro, mas isso não significa que permanece na cidade”.
Entre as maiores cidades da RMVale, São José é a com menor índice de aumento, mas com o maior número de pessoas em situação de rua.
Deixe um comentário