AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » 19 de abril: 70 anos da Vila Tatetuba

19 de abril: 70 anos da Vila Tatetuba

Esta postagem poderá contribuir como um importante registro da história deste querido bairro da zona leste.Você já imaginou andar de Carro de Boi na Rua…

Por Edu Santos

Esta postagem poderá contribuir como um importante registro da história deste querido bairro da zona leste.
Você já imaginou andar de Carro de Boi na Rua Patativa? Uma Av. JK sem asfalto? Viver sem água encanada ou energia elétrica na Vila? Ter que andar até o Atacadão pra pegar ônibus?
Pois é… era assim a vida do bairro durante os seus primeiros anos de vida.
O loteamento da Vila Tatetuba foi lançado oficialmente em 19 de abril de 1953. Porém, desde o início dos anos 1950, com a construção da Via Dutra, as primeiras casas já começaram a ser construídas.

Na verdade, a região do nosso bairro já era habitada desde antes do descobrimento do Brasil, como comprovam as urnas funerárias de índios Puius encontradas perto da Dutra (no terreno onde passa a linha de transmissão, ao lado da Petrobras). Porém, infelizmente não há quase nenhuma registro sobre esta época.

Na década de 1950 a economia de São José passava por uma grande transformação. Deixando de ser uma referência para o tratamento da Tuberculose (por conta da descoberta da Penicilina) e passando a ser um centro industrial e tecnológico, com a chegada da Via Dutra e do DCTA.
A cidade começou a se expandir rapidamente, principalmente nas regiões próximas da nova rodovia. E, neste contexto, nasceu o bairro.

A Estrada Velha Rio-SP é a atual Av. JK. Ela foi projetada em 1920 e a construção começou em 1922, aproveitando o leito das vias antigas já existentes. Sua inauguração foi no dia 05 de maio de 1928.
Ela é conhecida como “Estrada Velha Rio-SP” por fazer referência ao tempo em que Dom Pedro I viajou de SP ao Rio pela rodovia.

Atualmente a Estrada Velha é um conjunto de diferentes avenidas em nossa cidade, como a JK (trecho do Tatetuba, Pedro Friggi e Benedito Friggi, trecho do Vista Verde, SP-062 no trecho do Eugênio de Melo, Av. Bacabal, no trecho da Zona Sul e etc).
Fatos relevantes da Vila Tatetuba:

  • CEPMOE – Escola profissionalizante da prefeitura criada na década de 1970 (onde hoje localizada a Sec. de Educação).
  • A fazenda próximo da passarela (conhecida como Granja) – Era o local onde hoje se localiza o clube da Petrobras. Era muito popular entre os moradores de SJC buscarem ovos nesta granja até o fim dos anos 1960. – – Com a construção da Petrobras nos anos 1970, a granja deixou de existir.
  • O primeiro restaurante, onde hoje se localiza a Sabesp, havia um restaurante criado para atender a equipe de trabalhadores que ajudou na construção da GM, nos anos 1950.
  • A falta de energia elétrica até 1966.
  • A falta água encanada e asfalto até 1971, no “ano de loucura” do ex-prefeito Sérgio Sobral de Oliveira (responsável também pela criação do Teatrão).
    Fonte: vilatatetuba.blogspot.com.br
    Fotos:
  • Sr. Amâncio e sua casa construída em 1952.
  • Construção onde foi o primeiro ponto comercial do bairro (Bar do Manoel em 1952 e da Irene, nas décadas seguintes).
  • Casa na Rua dos Canários que foi a primeira escola do bairro.
Edu Santos

Conhecido por manter as tradições joseenses, Edu faz questão de trazer ao presente a história de São José dos Campos. Através das memórias o colunista resgata a essência da cidade e aponta como os velhos tempos contribuíram para o crescimento e cultura local.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *