Incêndio atinge Pavilhão dos Países na COP30 e paralisa atividades na Blue Zone
Fogo começou por volta das 14h, foi controlado em 30 minutos e não deixou feridos; ONU já havia alertado para falhas de segurança e estrutura
Foto: Reprodução
Um incêndio atingiu na tarde desta quinta-feira (20) o Pavilhão dos Países, na Zona Azul da COP30, em Belém (PA). As chamas começaram pouco depois das 14h e foram controladas em cerca de 30 minutos. Ninguém ficou ferido. Vídeos registraram o início do fogo e a rápida propagação no espaço onde ficam os estandes das delegações.
Toda a área foi evacuada pela segurança, o que levou à paralisação completa dos trabalhos da conferência. Segundo a UNFCCC, os bombeiros fazem nova checagem e não há previsão de reabertura antes das 20h.
O incêndio ocorreu na mesma região onde países apresentam projetos e iniciativas climáticas. Duas hipóteses são investigadas: falha em um gerador ou curto-circuito em um estande, segundo o governador Helder Barbalho.
O episódio acontece uma semana após a ONU cobrar do governo brasileiro soluções urgentes para falhas de segurança e problemas estruturais na COP30. A e ntidade apontou brechas no controle de acesso, déficit de segurança, calor excessivo nos pavilhões, falhas de climatização, infiltrações e risco por água próxima a instalações elétricas.
A Zona Azul é a área central da conferência e abriga negociadores, ministros e os pavilhões de delegações e organizações internacionais. A evacuação interrompeu debates, eventos e atividades paralelas previstas para esta tarde.





Deixe um comentário