AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Sem obras concluídas, Prefeitura encerra contrato com empresa responsável por novas calçadas

Sem obras concluídas, Prefeitura encerra contrato com empresa responsável por novas calçadas

10 passeios não foram executados

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

A Prefeitura de São José dos Campos informou que encerrou o contrato com a empresa Via Vale Construtora, de Caçapava, responsável pela implantação de calçadas em 32 vias de diversos bairros e proximidades das estações da Linha Verde.

Segundo a Prefeitura, “o contrato foi encerrado no dia 15 de outubro, tendo em vista não terem sido observadas justificativas para a prorrogação do prazo executivo. Ao longo da execução, a fiscalização constatou a ocorrência de falhas e morosidade por parte da empresa contratada. Serão aplicadas as sanções previstas em lei e há um processo de penalidade em andamento”.

O município terá que abrir uma nova licitação para contratar outra empresa para concluir o serviço.
“Dos 35 locais previstos em contrato para implantação, 10 não foram executados e será feita nova licitação para o atendimento desses pontos”, disse a Prefeitura.

Calçadas com problemas na cidade

Nesta quinta-feira (17), Maria de Fátima Sousa, de 68 anos, tropeçou e caiu no chão por conta de uma calçada esburacada, localizada em uma praça no centro da cidade (leia a matéria aqui). Ela disse que esta é a segunda vez que ela caiu na rua por conta das calçadas.

O Aqui Vale recebeu fotos de outras calçadas que estão prejudicadas e que ocasionariam acidentes.

“Estou cansada de pedir pra eles [Prefeitura] arrumarem, sabe, a calçada do centro da cidade, dos bairros. A gente não consegue passar com cadeirantes, a gente que é idoso cai e eles não tomam providência”, desabafa Maria de Fátima em um vídeo.

Adriano Ribeiro, 51 anos, é cadeirante e contou que tem dificuldades em se locomover com a cadeira de rodas pelas calçadas de São José dos Campos.

“Muitas das vezes as calçadas estão esburacadas, estreitas demais e mal conservadas. Até no centro aqui de São José dos Campos, eu que sou cadeirante, tenho encontrado dificuldade para caminhar sem que a roda enrosque em algum buraco. Além do mais, as rampas de beiras de esquina são muito inclinadas, o cadeirante ao subir pode cair para trás e ao descer pode cair de frente. Independente da cadeira que a pessoa utilizar cadeira elétrica ou a manual.

É uma dificuldade muito grande, inclusive, porque às vezes o pessoal coloca as lixeiras no caminho ou algum poste de iluminação fechando o caminho onde uma cadeira de roda poderia passar. Não é só os cadeirantes que sente essa dificuldade, pessoas com mobilidade reduzida como idosos também correm muito risco de levarem tombos e se machucarem”, diz Adriano.

Alerta para queda em idosos

A médica ortopedista Fernanda Rocha chama atenção para o risco de queda em idosos, pois eles caem com mais facilidade devido a uma combinação de fatores como perda de força muscular, equilíbrio reduzido, alterações na visão, e problemas de coordenação.

“Condições médicas como a sarcopenia, osteoporose, e o uso de certos medicamentos também aumentam o risco. Além disso, fatores ambientais, como tapetes soltos ou iluminação inadequada, podem contribuir para quedas. O risco é elevado porque as quedas podem causar fraturas, principalmente no quadril, punho e coluna, o que pode levar a complicações graves e perda de independência.

Terrenos irregulares e com degraus podem elevar o risco devido à baixa visão desse grupo e também o equilíbrio comprometido. Por isso, a importância das calçadas públicas serem sempre conservadas”, explica a médica.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *