São José dos Campos promove experiências turísticas no 8° Salão Nacional do Turismo
Evento do Ministério do Turismo em parceria com diversas instituições, incentiva a qualificação e a comercialização da oferta turística brasileira
São José dos Campos e São Francisco Xavier participaram pela primeira vez do 8° Salão Nacional do Turismo, apresentando as experiências turísticas de Observação de Aves e Muriquis. O evento, realizado entre os dias 8 e 11 de agosto no Riocentro, no Rio de Janeiro, destacou a importância da consciência ambiental e do turismo de base comunitária.
Com o tema “Experiências Brasileiras”, o Salão Nacional do Turismo trouxe as melhores experiências do Brasil, representadas pelas cinco regiões com muita cultura, folclore e preservação do meio ambiente.
Para São José dos Campos, o evento foi uma oportunidade para demonstrar como a Observação de Aves e Muriquis contribui para a conservação das espécies e o desenvolvimento sustentável do turismo na região.
O estande exclusivo de São José dos Campos, viabilizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e pelo MTur, atraiu mais de 1.000 visitantes em quatro dias de feira. A cenografia, ponto alto da atração, destacou a riqueza das espécies e o Guia de Pássaros de São Francisco Xavier, foi elogiado por agentes e operadores de ecoturismo e gestão turística. A localização da Área de Proteção Ambiental (APA) de São Francisco Xavier foi um fator surpresa para muitos visitantes, pelo alto nível de preservação tão próximo de São Paulo.
“Nossa presença no Salão foi uma oportunidade única para promover as belezas naturais de São Francisco Xavier, que é um distrito de São José dos Campos e fortalecer o turismo local. Ainda tivemos a oportunidade de promover outras atrações do destino e os nossos associados em parceria com o Departamento de Turismo da Cidade”, disse Mauricio Guisard, presidente da DSJC.
Outras iniciativas
A Prefeitura Municipal de São José dos Campos realiza o Festival de Observação e Conservação de Aves “Avoando SFX” anualmente e o “Seminário sobre Muriquis e Outros Primatas” bienalmente. Há também movimentos de observação de aves, todos os meses, em conjunto com a Save Brasil, apoiada pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
“Essas iniciativas contribuem para a organização e a estruturação do produto turístico bem qualificado. Promovendo assim, o turismo local de forma organizada e sustentável”, disse Aline Arantes, Diretora de Turismo de São José dos Campos e Interlocutora da Região Turística Mantiqueira Paulista junto ao Ministério do Turismo (MTur).
A participação de São José dos Campos no 8° Salão Nacional do Turismo reflete o compromisso do destino com a preservação ambiental e o turismo sustentável, atraindo novos visitantes e consolidando sua posição no mercado nacional.
Sobre a Destination São José dos Campos
Entidade sem fins lucrativos dedicada à promoção da hospitalidade e eventos na região do Vale do Paraíba, a DSJC vem desempenhando um papel fundamental na busca por sinergias que atraiam investimentos e facilitem negócios no município para mais de 60 associados desde a sua criação, em 2021. Entre seus resultados impressionantes em pouco tempo de atuação, destacam-se a realização de eventos com “naming right”, o apoio a eventos locais, a implementação de hospitality points,
participação em eventos relevantes e a qualificação de profissionais em parceria com CEPHAS, Departamento de Turismo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
Informações institucionais:
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário