O verão no Alentejo é um show
Unindo cidades medievais, vinícolas premiadas e praias selvagens, a região é um destino incrível para quem busca beleza, boa gastronomia e contemplação.
Matéria produzida em colaboração com o Fábio Mendes.
A chegada do verão no Hemisfério Norte abre um enorme leque de possibilidades para quem deseja visitar a Europa e desfrutar de belas paisagens, patrimônio histórico e cultural e passeios matadores. Para isso, muitos programam viagens para mais de um país. Mas algumas regiões podem oferecer tudo isso. Um exemplo é o Alentejo, a mais extensa região de Portugal.
Com dias longos, céu limpo e temperaturas que costumam variar entre 28°C e 35°C, a região é linda o ano inteiro, mas desabrocha mesmo sob sol de verão. O clima mais seco favorece as atividades ao ar livre e transforma cada fim de tarde em um espetáculo de cores sobre as planícies douradas.
Toda essa combinação de cenários faz o Alentejo um destino imperdível para quem deseja puxar o freio, relaxar e contemplar belezas naturais e humanas. É daqueles lugares para se passear lentamente e curtir cada centímetro.
Os viajantes podem explorar as muralhas históricas de Évora, Patrimônio Mundial da Unesco, caminhar pelas ruelas de Monsaraz com vista para o Lago Alqueva — o maior lago artificial da Europa — ou simplesmente aproveitar o ritmo tranquilo das pequenas aldeias.
Os bons apreciadores de vinho irão se esbaldar na região, que conta com mais de 22 mil hectares de vinhedos que se estendem pelo território, produzindo vinhos de excelência, além das tradicionais degustações harmonizadas com queijos, azeitonas e pães. A culinária alentejana, rica em sabores autênticos, combina perfeitamente com os vinhos locais e convida a longas refeições entre amigos e família.
A região conta ainda com praias quase intocadas. A Costa Alentejana é considerada uma das últimas selvagens da Europa e possui longas praias douradas, falésias rochosas, estuários e reservas naturais. A prática de esportes náuticos, caminhadas e observação de aves são apenas algumas das atividades possíveis por aqui.
O verão no Hemisfério Norte segue até o final de setembro, portanto há tempo para se programar e incluir o Alentejo no seu próximo roteiro, desfrutar de dias incríveis em um ritmo tranquilo e revigorante.
Deixe um comentário