AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Monumento em homenagem aos Heróis de Alcântara é inaugurado; relembre a história

Monumento em homenagem aos Heróis de Alcântara é inaugurado; relembre a história

Em clima de emoção, a Prefeitura de São José dos Campos e o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) entregaram nesta terça-feira (22) o…

Por Portal Aqui Vale

Em clima de emoção, a Prefeitura de São José dos Campos e o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) entregaram nesta terça-feira (22) o monumento em homenagem às 21 vítimas do acidente no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, ocorrido há 20 anos.

O memorial fica na praça Heróis de Alcântara, no Jardim da Granja, região sudeste da cidade, e contou com a presença de familiares das vítimas e de autoridades militares e civis.

“A melhor forma de prestigiar é continuar trabalhando em prol desse programa [espacial]”, disse o tenente-brigadeiro-do-ar e diretor-geral do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), Maurício Augusto Silveira de Medeiros, durante a entrega do monumento.

Medeiros afirmou que graças à contribuição desses profissionais que trabalhavam no dia do “lamentável acidente, hoje o programa espacial brasileiro continua firme”.

O monumento, construído pela Prefeitura de São José dos Campos, traz placas dos órgãos envolvidos no programa espacial e da municipalidade. Conta também com uma placa com o nome de todas vítimas.

Durante evento, além do descerramento da placa, os familiares presentes receberammedalhas honoríficas.

A representante da comissão dos familiares, Doris Maciel Cezarini, agradeceu ao “belíssimo símbolo” destinado às vítimas. Para ela, o importante é não esquecer da importância do trabalho que cada um estava desempenhando. “Eles estavam tão perto da conquista da soberania brasileira no lançamento de satélites e isso vale sempre ressaltar.”

Monumento

O monumento está em uma base de concreto de seis metros de diâmetro. Foi construído um março para instalações das placas institucionais e, ao lado, foi instalado um protótipo de foguete lançador de Satélite montado pelo DCTA.

História

Considerado o maior desastre do Programa Espacial Brasileiro da história, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) deixou 21 profissionais mortos, no norte do Maranhão, e adiou o “sonho” do Brasil de chegar ao espaço, completa 20 anos nesta terça-feira (22).

O acidente aconteceu em 22 de agosto de 2003, três dias antes do lançamento do foguete VLS-1, um protótipo que colocaria dois satélites nacionais de observação terrestre em órbita.

A estrutura em volta do foguete já estava pronta e passava por ajustes finais na Torre Móvel de Integração quando, às 13h26, um dos motores teve uma ignição prematura e o protótipo foi acionado antes do tempo. A torre acabou explodindo e 21 civis que trabalhavam no local morreram.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *