AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Joseense Evaristo Costa revela diagnóstico de Doença de Chron, saiba o que é

Joseense Evaristo Costa revela diagnóstico de Doença de Chron, saiba o que é

O jornalista e apresentador Evaristo Costa foi internado na última sexta-feira (12), no hospital público de Cambridge, no Reino Unido, para tratar de uma crise…

Por Portal Aqui Vale

O jornalista e apresentador Evaristo Costa foi internado na última sexta-feira (12), no hospital público de Cambridge, no Reino Unido, para tratar de uma crise relacionada à Doença de Crohn. O apresentador revelou que recebeu o diagnóstico da doença há 4 anos. Nesta quarta-feira (17) ele recebeu alta e continuará o tratamento em casa.

A Doença de Crohn é uma doença crônica que registrou um crescimento de 12,1% no total de casos entre 2012 e 2020. De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), estima-se que são cerca de 100 casos de doenças inflamatórias intestinais para cada 100 mil habitantes no sistema público de saúde.

O Aqui Vale entrevistou a gastroenterologista Fabiana de Faria Alves que explica um pouco mais sobre a doença que acomete o apresentador e jornalista Evaristo Costa. Confira:

Foto: Reprodução

Doutora, quais são os principais sintomas que podem alertar uma pessoa a ter Doença de Crohn?
R: Os principais sintomas são dor no abdômen, diarreia, fadiga e perda de peso.

Quais são os tratamentos e a doença tem cura?
R: Os tratamentos envolvem medicamentos que irão suprimir o sistema imunológico do paciente, bloqueando assim a inflamação.

Doutora Fabiana, quando é necessário o uso da bolsa de colostomia?
R: Alguns pacientes necessitarão de uma cirurgia que removerá uma parte do intestino inflamado e usará uma bolsinha aderida a pele do abdômen chamada colostomia para coletar o material expelido pelo intestino/ conteúdo fecal.

Tem como prevenir a Doença de Crohn? Uma boa alimentação contribui?
R: Não se pode prevenir a doença de Crohn apenas com boa alimentação já que ela tem um componente genético envolvido, mas os hábitos saudáveis podem contribuir para controlar as crises/ recaídas. Eu cito o estresse mental e físico como gatilhos para que os sintomas se iniciem ou se agravem.

A médica ainda alerta que diante de qualquer sintoma procure um médico especialista que fará exames para dar o diagnostico e encaminhar para o tratamento adequado.

Aqui tem as melhores notícias da RMVale em primeira mão
Entre no nosso grupo de WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DBF3WGdp31U5tHzQdSBf2z

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *