Incêndio atinge Parque Estadual da Serra do Mar em Cunha
Parques e unidades de conservação ambiental da região foram fechados devido ao crescente risco de incêndio e a medida segue até o dia 12 de setembro
A Defesa Civil de São Paulo monitora um incêndio em uma área de difícil acesso no Parque Estadual da Serra do Mar, em Cunha, na manhã desta terça-feira (03).
Segundo informações do G1, a área afetada é de cerca de 20 hectares, o que corresponde a 28 campos de futebol. O Corpo de Bombeiros também foi acionado.
De acordo com informações do órgão estadual, devido as chamas se concentrarem em área de difícil acesso, isso dificulta as ações de combate dos bombeiros. A queimada é considerada de grandes proporções e a ocorrência está em andamento.
Fechamento de parques e unidades de conservação ambiental
A Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, anunciou neste domingo (01) o fechamento emergencial de 80 unidades de conservação em todo o Estado. No Vale do Paraíba, seis unidades serão fechadas temporariamente por causa do crescente risco de incêndios florestais.
A seguir, confira quais parques e unidades de conservação serão fechados na região:
Estação Ecológica Bananal
Monumento Natural Pedra do Baú
Monumento Natural Mantiqueira
Parque Estadual Mananciais de Campos do Jordão
Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha
Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia
A medida entra em vigor imediatamente e segue até o dia 12 de setembro com objetivo de proteger os visitantes e as áreas de preservação. Durante este período, as equipes da Fundação Florestal estarão focadas em ações de prevenção, monitoramento territorial e combate aos incêndios, além de prestar apoio às comunidades vizinhas.
📸 Reprodução
Deixe um comentário