AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Humanização e acesso ganham força no Vale do Paraíba

Humanização e acesso ganham força no Vale do Paraíba

Na última quinta-feira (9) foi firmada a parceria entre o COE (Oncologia e Doenças Autoimunes), de São José dos Campos, com o A.C. Camargo Câncer…

Por Portal Aqui Vale

Na última quinta-feira (9) foi firmada a parceria entre o COE (Oncologia e Doenças Autoimunes), de São José dos Campos, com o A.C. Camargo Câncer Center, referência nacional em diagnóstico, ensino, pesquisa e tratamento do câncer.

A partir de agora, a expectativa é ampliar os cuidados para a saúde de pacientes oncológicos, além de acelerar os processos de diagnóstico, tratamentos, cura ou controle da doença.

“O que a gente espera é que qualquer cidadão aqui, no Vale do Paraíba, encurte o caminho para ter uma oncologia integrada”, disse o médico patologista e CEO do A.C. Camargo Câncer Center, Dr. Victor Piana.

Em coletiva de imprensa, ocorrida no dia em que a parceria foi anunciada, os executivos de ambas as instituições trouxeram a reflexão sobre a necessidade dessa integração e trocas de conhecimento entre as instituições. Atualmente, o A.C. Camargo é o maior centro oncológico da América Latina e o maior centro privado de pesquisas em câncer, no Brasil.

“Queremos ajudar a melhorar a oncologia das regiões ampliando a geografia de influência da nossa instituição. Estamos prontos para cumprir essa missão”, complementou Piana.

Hoje, uma das maiores dificuldades de pacientes com câncer, no Brasil, é o acesso a tratamentos rápidos e de qualidade. No caso de moradores de cidades menores, ou fora de grandes centros urbanos, por exemplo, fica difícil encontrar serviços tão especializados. A parceria chega para padronizar processos do COE aos do A.C. Camargo, proporcionando troca de experiência e auxílio no tratamento dos pacientes.

“Para pacientes que necessitam de altíssima tecnologia [recursos que nós não dispomos aqui, por sermos uma região menor], passamos a ter uma porta mais próxima, agora, com o A. C. Camargo.  Então, certamente, a região tem muito a ganhar. Eles têm um olhar de custo-efetividade, de eficiência, de não desperdício, que é algo que nós também procuramos dentro do nosso serviço, ter esse olhar.”, explicou a Dra. Ana Carolina Gouvêa, oncologista, sócia-diretora do COE e Líder da Oncologia, no Hospital Pio XII.

Em São José dos Campos, o COE assumiu a gestão da Oncologia do Hospital Pio XII há um ano. Ao longo desse período, várias conquistas foram alcançadas, como: divisão para subespecialidades, ambulatório de cuidados paliativos, revisão de 300 protocolos de quimioterapia e implantação de segurança na prescrição.

“Houve uma diminuição de 10% do número de mortes e de 50% das internações de pacientes em fase final de vida na UTI desde que o COE assumiu o Pio XII. Nosso compromisso é tratar o paciente do SUS da melhor forma possível, com tudo de bom que desenvolvemos dentro do COE e, agora, com o auxílio do A.C. Camargo. Lógico, respeitando sempre o que o próprio SUS nos permite realizar. O tratamento integral em oncologia é muito mais do que aplicar quimioterapia e realizar cirurgias, nos preocupamos muito em levar uma boa experiência aos pacientes em todas as fases de tratamento. Temos um olhar muito carinhoso durante todo esse processo”, acrescentou o cirurgião oncológico Dr. Celso Abrahão, sócio fundador do COE Oncologia | Doenças Autoimunes.

Além do auxílio nos tratamentos, a parceria também proporcionará melhorias educativas aos médicos da região, principalmente para aqueles que trabalham no SUS. Estão previstos cursos de capacitação sobre os procedimentos do A.C. Camargo, além do desenvolvimento da residência oncológica no Pio XII, que tem início previsto para 2024.

“COE e A.C. Camargo vão trabalhar juntos para desenvolver a Oncologia na região. Teremos muitas novidades no futuro. Em março do ano que vem, está previsto para acontecer o Simpósio de Oncologia para Não Oncologistas. Vai ser a primeira capacitação de médicos realizada entre os dois hospitais”, disse a Dra. Ana Carolina Gouvêa.

“O jeito de tratar, a forma de tratar. Nós queremos construir essas pontes entre as equipes médicas, entre as equipes corporativas, para diminuir o esforço do paciente que mora aqui na região e acessar uma oncologia de alto padrão”, encerrou Dra. Ana Carolina Gouvêa.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *