Governo de SP anuncia medidas emergenciais após tempestades
São José dos Campos está entre as cidades do Vale do Paraíba atendidas pelo Estado
Foto: Reprodução
O Governo de São Paulo anunciou um pacote de ações emergenciais para apoiar os municípios atingidos pelas fortes chuvas e ventos registrados entre domingo (21) e segunda-feira (22). Entre as cidades contempladas está São José dos Campos, no Vale do Paraíba, além de outros 55 municípios do estado.
Em reunião no Palácio dos Bandeirantes, o governador Tarcísio de Freitas orientou prefeitos a relatarem demandas urgentes e garantiu apoio técnico e jurídico para que decretos de emergência sejam feitos de forma rápida, permitindo acesso a recursos estaduais. O governo também vai enviar telhas, cestas básicas e kits de higiene às famílias, além de reforçar o atendimento em saúde e educação.
Outro foco é o restabelecimento da energia elétrica. O Estado cobra agilidade das concessionárias, já que diversos municípios ainda sofrem com interrupções no fornecimento. “As concessionárias precisam dar uma resposta rápida. Não controlamos a natureza, mas podemos controlar a reação a esse tipo de ocorrência”, destacou o coordenador da Defesa Civil, coronel Henguel Pereira.
As tempestades provocaram rajadas de vento acima de 90 km/h, destelhamentos, quedas de árvores e interrupções de energia em várias regiões, incluindo o Vale do Paraíba. Em todo o estado, 25 pessoas ficaram feridas, 15 foram desabrigadas e 33 desalojadas.


Deixe um comentário