Dicas para manter a casa em segurança durante as férias
Com a chegada das festas de fim de ano, alguns cuidados se tornam necessários para evitar surpresas. Durante esse período, os índices de roubos e…
Com a chegada das festas de fim de ano, alguns cuidados se tornam necessários para evitar surpresas. Durante esse período, os índices de roubos e furtos de casas tendem a aumentar significativamente em todo o país.
As celebrações de Natal e Ano Novo incentivam muitas famílias a aproveitarem as férias para passar o feriado prolongado em outras lugares, deixando suas residências desocupadas. Isso acaba se tornando um convite para a atuação de assaltantes, que direcionam seus alvos para aqueles que estão deixando suas residências desprotegidas por períodos prolongados.
O Portal Aqui Vale conversou com Rafael Daoud, proprietário do grupo Alarm Wolx, empresa de proteção patrimonial, que deu algumas instruções de como manter sua residência segura neste fim de ano.
Rafael, quais são as 5 dicas para quem vai viajar e vai deixar a casa sozinha?
R: Podemos citar algumas dicas:
- Nunca deixe o portão fechado com um cadeado para o lado de fora. Isso indica que não há ninguém na casa;
- Não deixe dinheiro e joias em casa. Se preciso, alugue um cofre em um banco por um período;
- Feche todas as cortinas e persianas;
- Planeje-se para consumir todos os produtos da geladeira antes da viagem. No caso de uma queda de energia prolongada eles podem estragar e espalhar mal cheiro pela casa. Antes de sair, deixe a geladeira no mínimo de refrigeração para poupar energia elétrica;
- Desligue a campainha. Pessoas sondando casas vazias podem acioná-las em diversos horários para verificar se alguém atende. No entanto, se não ouvirem o toque não poderão ter certeza se não tem ninguém em casa ou se a campainha está com defeito.
- É recomendado avisar os vizinhos que vai viajar?
R: É recomendável não contar para ninguém que você vai viajar. Mesmo para vizinhos quem você mantém boa relação, já que eles podem, atém sem má intenção, comentar com outras pessoas, fazendo com que a notícia se espalhe, chegando ao conhecimento de pessoas erradas.
- Luz acesa e TV ligada ajudam na segurança da casa?
R: Não é recomendado deixar luzes acessas e nem aparelhos eletrônicos durante toda a viagem, já que elas podem chamar a atenção de dia, indicando ausência de pessoas. Se possível, instale temporizadores em algumas luzes da casa. Eles podem ser programados para acenderem e apagarem automaticamente em um intervalo de tempo determinado. Programe para que acendam no início da noite e apaguem antes da madrugada. - Quais recursos são melhores para a segurança da casa? Exemplo: alarme, câmeras, etc
R: Para se ter uma segurança completa da casa, é importante investir em um escopo completo de equipamentos. É recomendado o uso de alarmes, câmeras e centrais de monitoramento. Na Alarm Wolx, inclusive, temos itens que utilizam a inteligência artificial, fazendo com que o monitoramente fique ainda mais preciso. Quanto mais segurança, melhor. - É recomendado fazer seguro da casa?
R: Apesar de não ser obrigatório, é muito importante fazer seguro da casa, principalmente no caso de períodos com viagens muito longas, que é quando o risco de furtos/roubos aumenta. O seguro pode te deixar mais tranquilo, já que cobre danos à residência e também perdas de bens materiais. - O que não se deve deixar em casa quando a família for viajar?
R: Não deixe dinheiro e joias em casa. É o que mais atrai pessoas mal intencionadas. O recomendado é se alugar um cofre em um banco por um período. - É recomendado que periodicamente algum conhecido passe na casa?
R: É recomendado sim. Se você tiver alguém de confiança, pode pedir pra ela passar na sua casa de 3 em 3 dias para ver se está tudo em ordem.
Aqui tem as melhores notícias da RMVale em primeira mão
Entre no nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DBF3WGdp31U5tHzQdSBf2z
Deixe um comentário