AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Dia da Prevenção da Alergia: Saiba quais medidas simples do dia a dia podem ser usadas

Dia da Prevenção da Alergia: Saiba quais medidas simples do dia a dia podem ser usadas

A data busca conscientizar a população sobre a importância de prevenir e tratar corretamente as doenças alérgicas

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

O Dia Nacional da Prevenção da Alergia é celebrado no dia 07 de maio, se tornando uma oportunidade para alertar a população sobre as doenças alérgicas, a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico adequado. Estima-se que cerca de 30% dos brasileiros sofram com algum tipo de alergia, como rinite alérgica, asma, dermatite atópica e alergias alimentares.

Segundo o médico do corpo clínico hospital Sírio libanês e Albert Einstein, Dr. Marcon Censoni de Ávila e Lima, as alergias são condições médicas sérias que exigem diagnóstico, cuidado e acompanhamento correto.

“A alergia é uma condição silenciosa que, quando não tratada, pode comprometer a qualidade de vida e gerar complicações evitáveis. A maioria dos casos começa com sintomas simples, mas o risco está em ignorar os sinais. O Dia Nacional da Prevenção da Alergia é um lembrete importante: ouvir o corpo e procurar ajuda médica deve ser prioridade.

As doenças alérgicas afetam milhões de brasileiros e muitas vezes são tratadas com descaso ou automedicação. A prevenção começa com informação de qualidade e diagnóstico precoce. Quando identificada e tratada corretamente, a alergia deixa de ser um obstáculo e passa a ser algo controlável. Saúde pública se constroi também com consciência coletiva.”

Além dos cuidados médicos, medidas simples no dia a dia podem fazer a diferença na prevenção, como manter os ambientes arejados, evitar o acúmulo de poeira, preferir alimentos naturais e estar atento a reações após o uso de cosméticos ou medicamentos.

O Dr. Marcon Censoni de Ávila e Lima afirma que “A conscientização e o diagnóstico precoce são essenciais para evitar agravamentos e reduzir internações desnecessárias. Como médico, sempre oriento que a prevenção começa no dia a dia: ambientes limpos, alimentação equilibrada e atenção aos sinais do corpo. Alergia se trata com informação, cuidado contínuo e orientação médica.”

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *