Deputado denuncia infestação de escorpião no Novo Horizonte em São José
Vídeo foi publicado em uma rede social
O deputado estadual Dr. Elton (União) denunciou, nesta segunda-feira (17), uma infestação de escorpiões no bairro Novo Horizonte, em São José dos Campos. Em um vídeo publicado no Instagram, ele mostra os animais peçonhentos em um bueiro na Rua dos Vidraceiros.
Durante a visita ao bairro, o deputado alerta a população para ter cuidado com crianças e pessoas idosas. Ele também explica que o escorpião amarelo tem a pata e o ferrão mais escuro. De acordo com Dr. Elton, nenhuma ação concreta foi tomada pela Prefeitura do município para combater o problema.
O que diz a Prefeitura
Nesta terça-feira (18), equipes fazem a limpeza de bocas de lobo com hidrojato. O hidrojateamento é uma tecnologia que consiste na aplicação de jato de água com alta pressão para limpeza e desobstrução da tubulação, sem causar danos, para a retirada de animais peçonhentos.
Além da limpeza, roçada, retirada de entulhos e a manutenção nas ruas do bairro, serão executadas atividades educativas e de manejo ambiental nesta semana, com foco na eliminação de fatores que favorecem a proliferação do animal, reduzindo a incidência de escorpiões.
A Prefeitura reforça a importância da participação da população nas ações de prevenção, como a limpeza regular de quintais e a remoção de possíveis abrigos para os escorpiões.
Ações
Nesta quinta-feira (20), Agentes de Combate às Endemias (ACEs) visitarão imóveis, orientando os moradores sobre as medidas de prevenção e controle de escorpiões. Os endereços programados são: na Rua dos Eletricistas, Rua dos Pintores, Rua dos Serralheiros, Rua dos Vidraceiros e Rua dos Oleiros.
Durante as visitas, será distribuída uma cartilha com orientações detalhadas sobre as medidas preventivas pertinentes.
Ao encontrar situações de bueiros ou áreas verdes que necessitem de manutenção ou terrenos baldios com ausência de cuidados adequados, será realizado encaminhamento dos endereços em questão para as equipes de manutenção e fiscalização.
Onde se escondem
Os escorpiões escondem-se em locais sombreados e preferencialmente úmidos como buracos no solo, túmulos, dormentes de linhas de trem, madeiras, entulhos, pedras, materiais de construção, frestas nas paredes, caixas de luz, encanamentos, bueiros, caixas de gordura, esgotos, roupas e calçados.
Caso encontre ou identifique possível abrigo do animal, o munícipe deve entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo). A reprodução ocorre principalmente na primavera e no verão, quando se tornam mais ativos, aumentando o risco de acidentes.
Medidas preventivas
• Vedar soleiras das portas principais e telar janelas, rebocar paredes e muros para que não apresentem frestas
• Usar telas em ralos externos e grelhas, vedar bem caixas de gordura e de esgoto
• Vedar conduítes, pois escorpiões circulam pela fiação
• Nos ralos internos colocar “tampa abre e fecha” e manter fechado
• Nos ralos de pias e tanques sempre utilizar o “ralinho japonês”
• Não acumular entulhos, materiais de construção, madeiras ou folhas secas
• Evitar plantas ornamentais muito densas e trepadeiras junto aos muros e paredes
• Manusear materiais de construção e de jardinagem com luvas de couro
• Manter camas e berços afastados das paredes
• Não utilizar inseticidas nas redes de esgoto
Soro antiescorpiônico
O Hospital de Clínicas Sul iniciou, no dia 03 de fevereiro, as atividades do Ponto Estratégico de Soro e Antiveneno (PESA), disponibilizando o soro antiescorpiônico para ampliar o atendimento emergencial às vítimas de picadas de escorpiões.
O serviço especializado conta com profissionais treinados e está disponível 24 horas, todos os dias da semana. Além do Hospital de Clínicas Sul, o Hospital Municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Francisco Xavier também contam com um PESA, e seguem como referência para picadas de aranhas, cobras, escorpiões, entre outros.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário