AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Da sapatilha ao empreendimento

Da sapatilha ao empreendimento

A fotografia me proporciona conhecer mulheres incríveis e vou apresentar uma delas hoje para vocês: Vanessa Ellias. Há muito tempo já estava previsto para realizar…

Por Adriana Rebouças

A fotografia me proporciona conhecer mulheres incríveis e vou apresentar uma delas hoje para vocês: Vanessa Ellias. Há muito tempo já estava previsto para realizar seu ensaio, porém devido a pandemia tivemos que adiar este momento. Mas, finalmente, esse ano concretizamos esse desejo e tive o prazer de estar em sua companhia e de sua filha. Me surpreendi positivamente com a graça e beleza de ambas, além é claro, das belíssimas peças que Vanessa produz em seu ateliê, verdadeiras obras de arte no mundo do ballet!

Foto: Adriana Rebouças

“Conheci a Adriana através de amigas e sempre admirei o trabalho incrível que ela realiza fotografando! Depois de alguns anos tentando fazer as fotos, realizei um sonho, a experiência foi incrível e o resultado ficou maravilhoso!” diz, Vanessa.

Vanessa é nascida em São Paulo e mudou-se para Campos do Jordão em 1996, onde formou sua família. Apaixonada pelo ballet, saúde, nutrição e animais. É proprietária do conceituado Ateliê Vanessa Ballet e figurinista. Mulher empreendedora, professora, pedagoga e educadora física, é formada pela Especial Academia como bailarina profissional clássica e atualmente está cursando Nutrição, certificada no CID (Conselho Internacional de Dança) reconhecida pela Unesco.

Foto: Adriana Rebouças

Desde seus primeiros anos em Campos, Vanessa idealizou ajudar no desenvolvimento cultural e educacional de crianças e jovens de escolas públicas. Fundou sua própria escola de Ballet que atualmente é reconhecida no mundo da dança. Já atendeu mais de 8.000 crianças e jovens, formando grandes bailarinos profissionais e professores, com mais de 900 prêmios nacionais e internacionais, entre eles Festival de Dança de Joinville e Yagp (Nova York), com participações em festivais nacionais e internacionais nos Estados Unidos e Europa.

Sua escola sempre teve um cunho social, na qual 90% dos seus alunos são bolsistas. Com a realidade de famílias carentes, em 2005 Vanessa decidiu criar um Ateliê dentro da própria escola, com ajuda das mães e alunos. No começo os figurinos eram criados apenas para os alunos da escola, ao passar dos anos o Ateliê foi criando sua identidade devido aos produtos com alta qualidade e durabilidade, foi assim que ele se consolidou e em 2015 iniciou atendimento às escolas e bailarinos de todo o Brasil e exterior. Seus tutus são considerados um dos melhores do mercado, conhecido como Atelie Vanessa Ballet.

Foto: Adriana Rebouças

Sempre engajada nos eventos culturais da cidade, em 2010 ela idealizou o Festcampos, um festival de dança inovador que promove o intercâmbio cultural entre cias de dança, escolas e bailarinos, onde já proporcionou esta experiência para mais de 10.000 bailarinos e professores do mundo da dança. Também desenvolveu durante 16 anos o Projeto Ballet e Jazzz nas Escolas, na qual atendia mais de 600 crianças semanalmente da rede pública de ensino.

Atualmente Vanessa é idealizadora e diretora do Projeto Bailarinas de Campos do Jordão que atende mais de 150 crianças e jovens da rede pública de ensino, na sua sede, proporcionando aulas de ballet clássico, pilates, jazz, flamenco, aulas teóricas e participam de apresentações em diversos municípios.

Os desafios e superações foram muitos para chegar ao reconhecimento de um trabalho grandioso, desde discriminação que a dança não leva a lugar nenhum, até mesmo quando perdeu sua escola em uma enchente, mas isso nada fez parar a sua perseverança para prosseguir na sua missão de formar melhores cidadãos para o amanhã.

Vanessa é realmente um exemplo de mulher forte, perseverante e de uma sensibilidade muito grande! Obrigada por compartilhar sua trajetória e inspirar tantas pessoas com o seu trabalho.

Até a próxima!

Adriana Rebouças

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *