Concessionária libera 4 km de pistas na Via Dutra entre os bairros Jardim das Indústrias e Nova Jacareí
As ações são parte de um investimento de R$ 650 milhões
A concessionária CCR RioSP, responsável pela administração da rodovia Presidente Dutra (BR‑116), libera nesta terça-feira (29), quatro quilômetros de pistas marginais entre os km 154 e 157, em São José dos Campos. A iniciativa integra a fase atual de ampliação da rodovia, com foco em mobilidade urbana e segurança viária.
A reconfiguração viária inclui:
- No km 152,8, uma nova agulha conecta a pista expressa à marginal;
- No km 154,9, foi instalado um acesso da marginal para a expressa, facilitando retornos em direção a São Paulo;
- O acesso provisório existente no km 155,4 foi desativado;
- No km 157, a agulha foi reaberta, restabelecendo fluxo bidirecional entre marginal e expressa.
Além das novas vias, a concessionária readequou duas passarelas existentes e construiu uma terceira no km 157, voltada à travessia de pedestres e ciclistas. O trecho também recebe iluminação noturna, o que deverá aumentar a visibilidade e reduzir atropelamentos e incidentes envolvendo ciclistas.
A segregação entre tráfego local e intermunicipal tem como objeto, tornar deslocação entre bairros como Jardim das Indústrias e Nova Jacareí mais dinâmica, sem a interferência de veículos de longa distância.
As ações são parte de um investimento de R$ 650 milhões, com geração de cerca de mil empregos diretos e indiretos, o projeto prevê a conclusão de 44 km de pistas marginais entre São José dos Campos e Taubaté até 2026. A construção das marginais faz parte de um pacote que inclui ampliação das pistas expressas e outras melhorias.
Deixe um comentário