AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » CIESP terá polo regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem em São José dos Campos 

CIESP terá polo regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem em São José dos Campos 

O CIESP inaugura no dia 20 de junho um polo regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem em São José dos Campos. O evento…

Por Marilda Serrano

O CIESP inaugura no dia 20 de junho um polo regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem em São José dos Campos. O evento de lançamento ocorrerá  às 9h, na sede regional do CIESP em São José,
onde funcionará o polo.

Para a diretora regional do CIESP, Alexandra Gioso, a Câmara trará benefícios para as empresas da região com ações extrajudiciais mais dinâmicas. “É um modelo bem-sucedido que vem sendo praticado há décadas na capital e agora vem para o interior. Ele traz agilidade, sigilo e economia em comparação com o Judiciário, além de segurança jurídica para as empresas, sendo conduzido por uma equipe experiente”.

A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem foi instituída em maio de 1995 pelo CIESP e pela FIESP. Tem por objetivo administrar os casos que lhe forem submetidos, prestando assessoria no desenvolvimento dos procedimentos. Possui gestão autônoma, independente e está auxiliando na consolidação dos meios adequados de solução de conflitos.

Atualmente, a Câmara é presidida por Sydney Sanches e tem como vice-presidente Ellen Gracie – ambos ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal.

Como funciona

A arbitragem e a mediação podem ser utilizadas para solucionar pendências que envolvam direitos patrimoniais disponíveis.

Na arbitragem, a Câmara administra procedimentos arbitrais que envolvam conflitos nas áreas cível e comercial. Os serviços podem ser solicitados por toda a sociedade, pessoas físicas ou jurídicas, em âmbito nacional ou internacional, inclusive por entes da administração pública, direta ou indireta.

No caso da mediação, podem ser solucionados conflitos que ocorrem nos setores de construção e infraestrutura, de relações societárias, de relações contratuais (compra e venda, franquia, locação) e relações de direito de família. A mediação também é uma ótima ferramenta para abordar conflitos internos de empresas e organizações.

Há ainda a possibilidade de utilização do Dispute Board (em português,Comitê de Prevenção e Solução de Controvérsias), um método consensual de gerenciamento, prevenção e resolução de controvérsias no âmbito de um contrato. No cumprimento de suas atribuições, o Comitê auxiliará as partes a evitar ou resolver controvérsias.

Lançamento do Polo Regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem

Marilda Serrano

Marilda é a colunista ideal para se manter informado sobre as pessoas e eventos em alta. Com uma rede de contatos perfeita, é ela quem pauta o social da região sem perder nenhuma oportunidade de partilhar o que há de melhor entre a elite joseense. São anos de experiência e agora integrada ao novo portal de notícias, Aqui Vale, promete abalar as estruturas urbanas.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *