Veja quais as 7 escolas estaduais da RMVale que vão adotar o modelo cívico-militar no 2º semestre
O modelo será adotado por 100 escolas estaduais e deve beneficiar 50 mil estudantes em todo o estado
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai publicar nesta terça-feira (29), no Diário Oficial do Estado, a lista final das unidades escolares que aderiram ao Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM). Após a realização de três rodadas de consulta pública com 302 comunidades que manifestaram, no ano passado, interesse no modelo, foram definidas as 100 escolas que iniciarão as atividades a partir do 2º semestre.
Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, sete escolas foram selecionadas para iniciar. Ao todo, 132 comunidades aprovaram a implantação, quatro reprovaram e 166 não atingiram quórum mínimo nas três rodadas da consulta pública.
Como o número foi superior à meta de 100 escolas previstas para 2025, a Seduc-SP adotou critérios de seleção. Entre eles: existência de pelo menos uma escola por município, o índice paulista de vulnerabilidade social (IPVS) e o resultado no IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).
O programa será implantado em unidades de 89 municípios paulistas, incluindo a capital, região metropolitana, litoral e interior. Desses 89, 80 são cidades com IDH abaixo da média estadual e 37 estão abaixo da média nacional. As escolas integram 60 Diretorias de Ensino, que representam 65% das diretorias da Secretaria de Estado da Educação.
As escolas cívico-militares seguirão o Currículo Paulista, definido pela Secretaria da Educação. A Seduc-SP também será responsável pelo processo de seleção dos monitores.
Caberá à Secretaria da Segurança Pública apoiar a Secretaria da Educação no processo seletivo e emitir declarações com informações sobre o comportamento e sobre processos criminais ou administrativos, concluídos ou não, em que os candidatos a atuar como monitores nessas unidades de ensino possam estar envolvidos.
Escolas da região:
Escola Estadual Antonio Alves Bernardino, Caraguatatuba
Escola Maisa Theodoro da Silva, São Sebastião
Escoa Abrao Benjamin, Cruzeiro
Escola Leonor Guimarães, Piquete
Escola Rubens Zamith, Pindamonhangaba
Escola Newton Camara Leal Barros, Taubaté
Escola Luciana Damas Bezerra, Caçapava
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Foto: Divulgação
Deixe um comentário