UNACCAM realiza caminhada e corrida digital , “Projeto Mamografia para todas”
A União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (UNACCAM), realiza, entre os dias 18 e 28 de outubro, o 1º Desafio de caminhada…
A União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (UNACCAM), realiza, entre os dias 18 e 28 de outubro, o 1º Desafio de caminhada e corrida digitais “Com elas e por elas”, em prol do Outubro Rosa. A ação tem o objetivo de chamar a atenção para a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce da doença e, por meio do valor da inscrição, arrecadar fundos para o projeto ‘Mamografia para Todas’, que visa agilizar a realização do exame em pacientes atendidas por Unidades Básicas de Saúde (UBS) em São Paulo.
As inscrições para a corrida acontecem até o dia 25 de outubro (via Sympla)*, com taxa de inscrição de R$ 62. O valor dá direito a um kit com camiseta personalizada, número de peito, botom do laço rosa e medalha de participação. Cada participante poderá realizar seu circuito com o auxílio de qualquer aplicativo com GPS que registre percursos de corridas e caminhadas e também o tempo de realização da atividade. O desafio poderá ser concluído em local aberto ou em esteira elétrica.
As equipes de corredores terão entre seus membros pacientes, médicos e apoiadores, com o objetivo de superar 200 Km por grupo. Para comprovação do percurso, o participante deverá submeter o resultado por meio do preenchimento das informações solicitadas no site da Unaccam, além do envio (pelo próprio site) de foto ou “print” que comprove a distância referente a modalidade a qual foi inscrito, identificando o tempo em que concluiu.
“Muitas mulheres enfrentam dificuldades para conseguir realizar exames na rede pública. Acreditamos que o diagnóstico precoce pode ajudar a curar até 95% dos casos de câncer de mama e por isso criamos esse projeto, que doa exames de mamografia, ultrassom e outros que possam ajudar na detecção precoce da doença”, explica Clarisia Ramos, presidente da Unaccam.
Além da corrida, a Unaccam realizará uma série de lives e palestras digitais com conteúdos relacionados ao câncer de mama, como prevenção, tratamento, alimentação saudável e bem-estar do paciente em tratamento.
A primeira live aconteceu no dia 1º de outubro, com a participação dos mastologistas Dr. Carlos Ruiz, presidente de Honra da UNACCAM, e Dr. Vilmar Marques, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia.
O evento contou, ainda, com depoimentos de mulheres e homens com câncer de mama e dados sobre a doença no Brasil. Serão mais 12 palestras virtuais, entre os dias 5 e 30 de outubro, que estarão disponíveis por meio de inscrição, e discutirão temas como “Diagnóstico Precoce e Qualidade de Vida”, “Mitos e Verdades sobre o câncer de mama” e “Estilo de vida e práticas integrativas”, entre outros.
A programação pode ser acessada no site http://bit.ly/unaccampalestrasoutubrorosa.
Sobre a Unaccam
A UNACCAM, fundada em 2001, foi pioneira na criação de iniciativas educacionais em saúde mamária para capacitar voluntários no atendimento correto a pacientes com câncer. Os cursos têm duração de quatro meses e são ministrados uma vez por semana na Assembleia Legislativa de São Paulo, gratuitamente. O trabalho tem como objetivo diminuir a taxa de mortalidade por câncer de mama, incentivando a conscientização, diagnóstico precoce e a realização de pesquisas em torno do assunto.
Desde a fundação da instituição, mais de mil voluntários de 27 ONGs, além de pessoas em busca de orientação e sem ligação com instituições, já foram capacitadas pela UNACCAM. A organização realiza, ainda, palestras e congressos em empresas, hospitais, comunidades, igrejas e outros espaços, levando conhecimento sobre prevenção e diagnóstico precoce.
Além do braço educacional, a UNACCAM iniciou, recentemente, uma frente de assistência com serviço de terapia direcionado a famílias de pacientes com câncer. A instituição também doa mamografias e atendimentos dermatológicos para pacientes oncológicos.
Todos os serviços são gratuitos e disponibilizados mediante a inscrição/ disponibilidade de vagas.
Deixe um comentário