Trem turístico será lançado em 2025 com rota histórica entre RJ e MG
A locomotiva terá capacidade para transportar até 837 passageiros por viagem, oferecendo aos turistas vistas panorâmicas ao longo do rio Paraíba do Sul
Um novo trem turístico ligando o Rio de Janeiro a Minas Gerais está programado para começar suas operações em junho de 2025. O trajeto inicial de 36 quilômetros conectará as cidades de Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro, passando por Chiador, em Minas Gerais. A composição terá capacidade para transportar até 837 passageiros por viagem, oferecendo aos turistas vistas panorâmicas ao longo do rio Paraíba do Sul.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, a concessionária VLI e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O Contrato Operacional Específico (COE), que viabiliza a ligação ferroviária entre os estados, foi assinado em Brasília na última quarta-feira, com a presença de representantes do Ministério dos Transportes e das prefeituras envolvidas.
O investimento total no projeto é de R$ 36 milhões, incluindo a substituição de 5 mil dormentes da via e a cessão de quatro locomotivas pela concessionária VLI. Os vagões de passageiros serão fornecidos pela Amigos do Trem e devem ser transportados para Três Rios nos próximos meses.
Além de impulsionar o turismo regional, o trem visa fomentar a economia local, conectando cidades ricas em história e cultura. O trecho é cercado por paisagens deslumbrantes, como a represa de Furnas, montanhas, rios e áreas verdes, que encantam os visitantes a cada quilômetro. A iniciativa também busca valorizar o patrimônio ferroviário brasileiro, oferecendo uma experiência que une natureza, cultura e lazer.
As próximas etapas incluem a autorização formal da ANTT para que a Oscip atue como operadora ferroviária, além de inspeções nas locomotivas, nos carros de passageiros e na linha férrea para garantir a segurança e a qualidade da operação. O projeto original prevê a expansão do trajeto para incluir mais cinco municípios mineiros, como Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Além Paraíba, totalizando 160 quilômetros de extensão.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário