AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Trem turístico será lançado em 2025 com rota histórica entre RJ e MG

Trem turístico será lançado em 2025 com rota histórica entre RJ e MG

A locomotiva terá capacidade para transportar até 837 passageiros por viagem, oferecendo aos turistas vistas panorâmicas ao longo do rio Paraíba do Sul

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

Um novo trem turístico ligando o Rio de Janeiro a Minas Gerais está programado para começar suas operações em junho de 2025. O trajeto inicial de 36 quilômetros conectará as cidades de Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro, passando por Chiador, em Minas Gerais. A composição terá capacidade para transportar até 837 passageiros por viagem, oferecendo aos turistas vistas panorâmicas ao longo do rio Paraíba do Sul.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, a concessionária VLI e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O Contrato Operacional Específico (COE), que viabiliza a ligação ferroviária entre os estados, foi assinado em Brasília na última quarta-feira, com a presença de representantes do Ministério dos Transportes e das prefeituras envolvidas.

O investimento total no projeto é de R$ 36 milhões, incluindo a substituição de 5 mil dormentes da via e a cessão de quatro locomotivas pela concessionária VLI. Os vagões de passageiros serão fornecidos pela Amigos do Trem e devem ser transportados para Três Rios nos próximos meses.

Além de impulsionar o turismo regional, o trem visa fomentar a economia local, conectando cidades ricas em história e cultura. O trecho é cercado por paisagens deslumbrantes, como a represa de Furnas, montanhas, rios e áreas verdes, que encantam os visitantes a cada quilômetro. A iniciativa também busca valorizar o patrimônio ferroviário brasileiro, oferecendo uma experiência que une natureza, cultura e lazer.

As próximas etapas incluem a autorização formal da ANTT para que a Oscip atue como operadora ferroviária, além de inspeções nas locomotivas, nos carros de passageiros e na linha férrea para garantir a segurança e a qualidade da operação. O projeto original prevê a expansão do trajeto para incluir mais cinco municípios mineiros, como Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Além Paraíba, totalizando 160 quilômetros de extensão.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *