AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Transformando Espaços e Vidas com Arquitetura de Interiores  – entrevista com Gustavo Martins”

Transformando Espaços e Vidas com Arquitetura de Interiores  – entrevista com Gustavo Martins”

Sua trajetória começou com a abertura de uma loja de artigos de decoração, onde percebeu a necessidade dos clientes de orientação na utilização dos produtos.

Por Monica Midorikawa

Gustavo Martins está à frente do escritório Gustavo Martins Arquitetura e Interiores há mais de 21 anos. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Univap, ele tem se destacado no mercado de interiores desde o início de sua carreira. Sua trajetória começou com a abertura de uma loja de artigos de decoração, onde percebeu a necessidade dos clientes de orientação na utilização dos produtos. Isso o levou a iniciar atendimentos personalizados em arquitetura de interiores, atendendo inicialmente clientes da loja e, posteriormente, expandindo para uma clientela mais ampla.

Foi um dos pioneiros no segmento de decoração de interiores em São José dos Campos, conquistando reconhecimento e prêmios importantes tanto a nível local quanto internacional. Com isso sua reputação cresceu e ele foi convidado a participar da Casa Cor em 2017, Gustavo nos conta “Foi uma surpresa em primeiro momento e uma grande emoção em receber esse convite.”, esse destaque o impulsionou a ganhar notoriedade e atrair clientes de São Paulo.

Para o Gustavo a pandemia, trouxe uma mudança significativa na forma como as pessoas utilizam suas casas. Ele percebeu que os projetos de interiores evoluíram de vitrines para espaços mais funcionais, confortáveis e acolhedores. Esse novo contexto exigiu uma abordagem mais empática, onde entender a história e vivência dos clientes se tornou essencial para criar projetos que realmente refletissem suas necessidades e personalidades.

E por falar em personalidade perguntei ao Gustavo, qual o seu estilo de decoração, ele nos contou que adota uma abordagem mais CONTEMPORANE em seus projetos, trabalhando com uma gama de materiais como pedra, aço e texturas que se complementam. Evita o uso excessivo de vidro e prefere elementos que tragam aconchego e uma sensação natural ao espaço, como madeira, bambu e cores terrosas.

E um destaque que tem ganhado força em seus projetos é a iluminação, segundo Gustavo Martins “a iluminação é um elemento fundamental em qualquer projeto, pois trabalha a parte sensorial do ambiente. A luz correta, com a tonalidade e foco adequados, valoriza certos aspectos e oculta outros, trazendo um grande impacto ao espaço. Por isso, é essencial um projeto luminotécnico bem elaborado e especificado, que vá além da estética das luminárias e considere o efeito que a iluminação causará no ambiente.”

Para quem está pensando em reformar, Gustavo nos deixa uma dica primeiro passo: Analisar o que não te agrada no ambiente e o que te agrada e a partir daí saber o que irá ser mudado. Ele enfatiza a importância de se abrir e compartilhar gostos e rotinas com o profissional de arquitetura e design.

E mais uma dica quente sobre acabamentos, para projetos atemporais utilizar materiais neutros e minimalistas, evitando estampas fortes e contrastes excessivos, e que hoje você consegue muito disso nos porcelanatos, que tem trabalhado muito bem com essa reprodução.

Obrigada Gustavo pela entrevista e as dicas. Continuem acompanhando nossa coluna para receber mais dicas de arquitetura e design.

Mônica Midorikawa

Monica Midorikawa

Uma das maiores empresárias do ramo do design, formada em fisioterapia, mas foi ao lado de seu marido que ela descobriu sua paixão pela arquitetura e design. Ela tratará toda a sua experiência para o Portal Aqui Vale com assuntos direcionados em arquitetura e design.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *