AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Trabalhar em Malta é possível para todos, mas requer muita dedicação para que as empresas notem o seu currículo

Trabalhar em Malta é possível para todos, mas requer muita dedicação para que as empresas notem o seu currículo

Quando decidimos buscar nosso sonho de nos mudar do Brasil, encontrar um emprego parecia ser a missão mais difícil desse processo. E sempre foi nossa…

Por Vai Escobar

Quando decidimos buscar nosso sonho de nos mudar do Brasil, encontrar um emprego parecia ser a missão mais difícil desse processo. E sempre foi nossa maior preocupação também, com certeza. Afinal de contas, mesmo que você esteja preparado financeiramente para viver por alguns meses sem uma fonte de renda, uma hora essa reserva financeira acaba e você precisa ter dinheiro entrando para sobreviver.

Todos os dias focados na mudança (Foto: Larissa e Rael/Arquivo pessoal)

Além do aspecto financeiro, para o brasileiro morar em Malta legalmente você precisa ter um visto de trabalho, e só com um emprego você consegue isso. Vamos ao passo a passo dessa história?

Como encontrar um emprego

O Linkedin será o seu melhor amigo nessa busca. Nós temos a impressão de que ele não funciona muito bem no Brasil, as empresas não são tão dedicadas ao Linkedin como na Europa. Mas para um trabalho no exterior, a rede social será uma grande aliada em sua busca!

Nesse processo nós ficamos muito surpresos com a quantidade de vagas que encontramos para a nossa área. Trabalhamos com Marketing Digital e descobrimos que Malta tem muitas vagas abertas nesta área. Isso foi decisivo até para que a gente decidisse realmente nos mudar e encarar essa aventura. Perceber a quantidade de oportunidades disponíveis nos animou muito.

Começamos, então, a nossa jornada à procura de um emprego. Todos os dias nós tiramos um tempo para se candidatar a vagas, atualizar o Linkedin, fazer o nosso currículo em Inglês, atualizar portfólio para Inglês, pesquisar o mercado de trabalho e nos preparar, dia após dia, para conseguir nossa sonhada vaga.

Já no primeiro mês o retorno veio! Os convites para fazer entrevistas online via vídeo chegaram e percebemos que nossos currículos começaram a ser vistos pelas empresas com mais frequência.

É importante dizer que recebemos INÚMERAS respostas negativas ao longo desse tempo de busca. Mas não desista! Isso é normal e a sua hora vai chegar. O principal motivo das negativas era o fato de nós não moramos lá ainda e isso causa receio nas empresas, porque podemos chegar lá e não gostar, voltar para o Brasil. Acontece, mas continue buscando.

Portanto, a dica para você é: se dedique todos os dias. Não é fácil! E em todos os momentos você precisa passar a confiança de que está decidido a se mudar do Brasil, sem dúvidas sobre isso. E aproveite todas as oportunidades! Nossa rotina foi exatamente essa, todos os dias a noite em casa nós nos dedicamos a esse sonho, muito focados em fazer dar certo.

Mesmo que uma empresa te chame para uma entrevista para uma vaga que não é a sua preferência, faça a entrevista para exercitar o Inglês e pegar confiança. Se dedique todos os dias, sempre, e aceite os convites que ajudam no seu preparo.  

Todos os dias focados na mudança (Foto: Larissa e Rael/Arquivo pessoal)

Visto de trabalho em Malta

O Brasileiro pode visitar Malta livremente por 3 meses, sem a necessidade de um visto previamente tirado no Brasil. Basta apresentar na imigração ao chegar em Malta sua passagem de volta, acomodação, comprovação de renda provando capacidade de pagar por sua viagem e seguro de viagem.

Curiosamente, é só estando já em Malta que você aplica para um visto de trabalho. Ou seja, você entra como turista, e internamente você vai dar entrada no processo do Work Permit. O que é mais importante para conseguir? Ter um emprego. Você pode chegar em Malta e procurar por uma colocação dentro desses 3 meses, mas você também pode iniciar sua busca por um trabalho estando ainda no Brasil e já chegar lá com uma oportunidade garantida, o que está sendo o nosso caso.

O processo sobre como tirar esse visto e todo o passo a passo burocrático vamos te contar detalhadamente em um próximo momento nessa coluna. Vamos tirar o nosso visto e contar todo o processo para vocês.

Em nosso próximo encontro aqui vamos contar mais sobre como foi a partir do momento que conseguimos o emprego e sobre a preparação para viajar. Vendemos tudo da nossa casa e estamos nesse processo super dinâmico de organizar tudo para embarcar rumo ao sonho de morar em Malta!

Vai Escobar

Qual é o seu próximo destino? O Portal Aqui Vale apresenta Larissa e Israel Escobar, que trazem as melhores dicas de viagens e destinos imperdíveis. A coluna Vai Escobar é para aqueles que gostam de uma vida despojada e cheia de descobertas, tendo a aventura na bagagem.

Deixe um comentário

1 Comentário em “Trabalhar em Malta é possível para todos, mas requer muita dedicação para que as empresas notem o seu currículo

  1. Rosana Carvalho disse:

    Vcs merece tudo de bom eu sinto muito orgulho de ser sua tia e sei que vcs são capazes de muito mais rumo a Malta Larissa e Israel eu torço por vcs Parabéns

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *