Tecnologia inovadora que analisa vascularização durante cirurgia é usada em São José dos Campos
Um aparelho especial capaz de injetar o medicamento na veia do paciente e que tem tecnologia inovadora para analisar a vascularização do tecido do órgão…
Um aparelho especial capaz de injetar o medicamento na veia do paciente e que tem tecnologia inovadora para analisar a vascularização do tecido do órgão que está sendo operado foi usado em São José dos Campos na quinta-feira (9).
O cirurgião gastroenterologista Gustavo Rachid participou da cirurgia em que foi utilizado o aparelho. O paciente em questão tinha câncer de intestino. A nova tecnologia foi testada no Hospital Vivalle, responsável por disponibilizar o aparelho.
Segundo Rachid, quando o aparelho é colocado, por meio do filtro de luz, o cirurgião consegue enxergar em verde a vascularização do tecido.
O médico disse que “tecnicamente, isso é importante para que uma emenda do intestino seja realizada; nós temos o colorretal lá embaixo e o intestino descendo”. Numa cirurgia de câncer de intestino, é necessário fazer a emenda do órgão.
“Com o aparelho, é possível ver se a emenda do intestino, chamada de anastomose, deu certo”, disse Rachid. A cirurgia do paciente em questão foi um sucesso.
Veja o vídeo do procedimento
Deixe um comentário