Tarcísio diz que tarifaço de Trump ameaça PIB de SP e Embraer
A fala aconteceu durante participação no evento Expert XP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que as sobretaxas anunciadas pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros pelo presidente Donald Trump podem gerar um impacto significativo na economia paulista.
Durante participação no evento Expert XP 2025, no sábado (26), ele estimou que a medida pode provocar uma queda de até 2,7% no PIB estadual e a perda de até 120 mil postos de trabalho.
Tarcísio citou empresas e cadeias produtivas que podem ser diretamente afetadas, como a Embraer, a Caterpillar e os setores do café e da laranja. “Me preocupa a Embraer, que manda aviões executivos e comerciais, e a indústria da laranja”, afirmou.
O governador disse que o problema precisa ser enfrentado com responsabilidade e união. “Quando a gente fala em soberania, a pior agressão à soberania é a divisão interna. A divisão interna é o que enfraquece o país”.
Tarcísio falou em medidas para mitigar os efeitos das tarifas e criticou o governo federal. Entre as ações estão crédito subsidiado com carência de um ano e juros reduzidos, além da liberação de créditos acumulados de ICMS.
Ele também mencionou articulações internacionais para tentar reverter as tarifas: “Estamos buscando parlamentares e contrapartes americanas. Empresas dos EUA e agentes do governo que possam se sensibilizar. E estamos fazendo isso de forma profissional e silenciosa”.
Vídeo: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário