AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Sesc Taubaté terá programação especial no mês dos povos indígenas 

Sesc Taubaté terá programação especial no mês dos povos indígenas 

Idealizado em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto), a ação em rede acontece entre os dias 1º e 31 de agosto, em 40 unidades do Sesc no estado de SP - capital, Grande São Paulo, interior e litoral. 

Por Portal Aqui Vale
Foto: Oficina: Grafismos – Pintura Corporal. Foto: acervo Kitche-rã Kaingang

Por meio de atividades como apresentações, exibições de filmes, vivências coletivas, bate-papos, contações de histórias, cursos, entre outras, o Agosto Indígena convida todos os públicos para um exercício coletivo de valorização da pluralidade dos Povos Indígenas.

Esta edição do Agosto Indígena é dedicada aos processos de educação de diversas culturas originárias no Brasil, fundadas em relações comunitárias, visando incitar as oportunidades do aprendizado coletivo. Ainda que existam especificidades em cada grupo, as centenas de etnias indígenas revelam que a educação só pode ser alcançada por meio de um compromisso com o respeito e com a valorização da diferença.

Para o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Galina, “Oportunizar esses processos de aprendizagem é uma ação que vai ao encontro da proposta socioeducativa do Sesc, instituição comprometida com a promoção da educação em um sentido amplo, incluindo saberes relacionados às artes, ao esporte, ao lazer, entre outras esferas de saber e atuação. Em diálogo com formas diversas de compreender e se relacionar com o mundo, esses saberes têm o potencial de gestar horizontes sociais e climáticos fundamentados na continuidade da vida, e não em sua exaustão”.

Ao visibilizar a potência do tema da Educação no Agosto Indígena, o Sesc São Paulo contribui para promover uma reflexão sobre os processos de aprendizagem, confluindo para uma sociedade equitativa, que prioriza o bem-viver e o respeito às diferenças.
 

Confira a programação do Sesc Taubaté: 

Bate-papo 

FLORESTA EM PÉ E POVOS INDÍGENAS 

Com Awa Djerowewedju, guerreiro do povo Tupi-Guarani Nhandeva e Kitche-rã Kaingang, gestora e curadora do Museu Worikg. Mediação do Prof. Dr. André Luiz da Silva, antropólogo – USP e doutor em Ciências Sociais – PUC-SP  

Um diálogo sobre o papel da sabedoria ancestral na preservação socioambiental. Como primeiros habitantes desse território, com formas de viver e ocupar o território baseadas no bem viver, os povos indígenas são essenciais para a preservação das florestas.

Dia 8, quinta, 19h às 21h Circo. Grátis. Livre. 

Oficina 

GRAFISMOS – PINTURA CORPORAL Com Awa Djerowewedju, guerreiro do povo Tupi-Guarani Nhandeva e Kitche-rã Kaingang, gestora e curadora do Museu Worikg  

A oficina oferece uma experiência com grafismos, por meio da pintura corporal, que vinculados ao corpo como elementos de identificação e expressão cultural, possuem história e sentido de pertencimento, além de ser conexão com as raízes ancestrais.

Dia 10, sábado, 14h30 às 16h30 Espaço Vida. Inscrição no local, 30 min. antes. Menores de 10 anos devem estar acompanhados de um adulto de referência. Grátis. A partir de 5 anos. 

Contação de Histórias 

A MULHER QUE SE CASOU COM IAUARETÊ  

Com Grupo Manuí  

Apresentação do conto homônimo de Kaká Werá, inspirado em histórias de origem Kamayurá, que traz a arte ancestral de contar histórias indígenas. O grupo Manuí é formado pela atriz Tatiana Zalla e pelo músico Leandro Pfeifer, com o propósito de levar a beleza e a potência da cultura brasileira aos quatro cantos.

Dia 10, sábado, 16h30 Gramado da Taba. Grátis. Livre 

NOSSO NORTE É O SUL – CONTOS ANDINOS DA BOLÍVIA E PERU  

Com O Casulo Viajante  

Dizem que, antigamente, os povos andinos podiam falar com as estrelas. E contam que foi na beira do lago Titicaca que um indígena se encontrou com uma moça-estrela. Desse encontro nasceu a quinoa, um rico alimento para seu povo. Essa história é narrada por uma contadora de histórias e um músico, com brincadeiras e instrumentos da cultura andina, que dedilha sons de pertencimento.

Dia 24, sábado, 16h30 Gramado da Taba. Grátis. Livre 

SERVIÇO  

Agosto Indígena – Sesc Taubaté 

De 8 a 24 de agosto de 2024 

Programação completa no portal www.sescsp.org.br/projetos/agosto-indigena 

O Sesc Taubaté fica na Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264. Esplanada Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone 12.3634.4000 

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *