AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Sesc Taubaté leva programação gratuita do Circuito Sesc de Artes 2024 a Campos do Jordão e Pindamonhangaba

Sesc Taubaté leva programação gratuita do Circuito Sesc de Artes 2024 a Campos do Jordão e Pindamonhangaba

Cidades recebem ações artísticas e educativas neste fim de semana (dias 25 e 26), com música, teatro, dança, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias

Por Portal Aqui Vale

Arte na rua para todas as pessoas. Esse é o propósito do Circuito Sesc de Artes 2024, que traz uma extensa programação cultural a todo o estado de São Paulo. Neste fim de semana, o Sesc Taubaté leva o Circuito a Campos do Jordão no sábado (25), a partir das 16h, e a Pindamonhangaba, no domingo (26), no mesmo horário. O público poderá curtir uma programação variada, com música, teatro, literatura, circo, artes visuais e tecnologias.

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais, o Circuito ocupa espaços públicos que tradicionalmente são pontos de encontro no município, como o Parque Capivari, em Campos do Jordão, e a Praça do Quartel, em Pinda.

O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. Quem está de passagem, para e aproveita. E quem mora nas redondezas, também se junta à plateia. Em todo o estado, são mais de 760 atividades em cerca de 480 horas de programação. 

A programação é o resultado do olhar atento de uma curadoria coletiva formada pelas equipes das 22 unidades do Sesc responsáveis pela produção e organização do Circuito. A escolha das atrações partiu de premissas como a diversidade, pluralidade e a representatividade. A cultura popular também está muito presente. Outro aspecto importante é a valorização da produção local, com cerca de metade das atrações oriundas do interior e litoral.

O Circuito é bem abrangente e acontece em diferentes territórios. O intuito é estender o alcance da ação do Sesc para além das cidades que contam com unidades da instituição. O projeto tem como marca a pluralidade e por promover a circulação das atividades artísticas em todo o estado de São Paulo. Ao mobilizar trabalhos de diversas áreas e envolver centenas de profissionais, o projeto busca movimentar a cultura e economia criativa local.

Programação

Em Campos e Pinda, a música é destaque com o grupo Núcleo Fervo reproduzindo o clima do carnaval de rua, com uma orquestra de sopros e percussão acompanhada por dançarinos e dançarinas, cabeções e bonecos gigantes. Tem ainda discotecagem com DJ Nandes Castro, que privilegia a cultura hip hop e o Rap de Mesa, roda de samba com rimas ao vivo. 

As cidades recebem a comédia Shangrilá – Uma distopia tecnobrega, que combina máscaras balinesas, distopias pós-apocalípticas e sucessos da música brega nacional interpretados ao vivo pelo elenco, composto por Amanda SchmitzArtur MattarAndré SunMarcelo MoraesMariana Rhormens e Pamela Leoni. No enredo, ambientado em um futuro não muito distante, um grupo de amigos do Bar Shangri-lá se une em um plano audacioso para resgatar o colega Jonas, preso injustamente pelo soberano autoritário do Reino de Déjà Vans y Bregança – antes conhecido como Brasil.

De maneira lúdica e descontraída, em meio a um grande picadeiro, a atividade Vivências Circenses pretende despertar o interesse do público sobre as artes circenses. Conduzidos pelos cinco artistas da companhia Circo de Ébano, os participantes podem treinar habilidades como equilíbrio, coordenação motora e destreza com as mãos enquanto aprendem acrobacias de solo, saltos e malabares com arcos, entre outras técnicas. 

E tem espaço para literatura, artes visuais e tecnologia também! Num ambiente com almofadas, mantinhas e ‘ninhos’ de livros feitos com cestos e microcenários poéticos, a Cia. Clara Rosa faz a mediação de Leituras com afeto. A atividade acolhe e propõe interações com obras de diferentes escritoras e escritores para promover vínculos entre o público e o livro.

Na oficina brincante Parafusatório, orientada pela Cia. Crialudis, o coletivo de arte-educadores ensina a produzir personagens ou objetos com placas de madeira furadas de tamanhos e formatos diferentes. Podem ser casas, robôs, veículos, animais… o que a imaginação mandar. Para unir as peças, basta atarraxar as porcas e parafusos nos furinhos.

Além de Campos e Pinda, o Sesc Taubaté também levou o Circuito Sesc de Artes 2024 a outras cidades da região em abril e maio: São Luiz do Paraitinga, Guaratinguetá, Cruzeiro e Lorena.

Central de Relacionamento Itinerante 

No dia em que o Circuito acontece, em cada cidade também haverá um ponto de atendimento aos trabalhadores das empresas do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares para a emissão imediata e gratuita da Credencial Plena, seja pela primeira vez ou pedido de renovação. A relação completa de documentos necessários está disponível em sescsp.org.br/credencialplena.

Serviço:

Sesc Taubaté apresenta Circuito Sesc de Artes 2024 

De 27 de abril a 26 de maio (sábados e domingos).

Programação completa disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Em caso de chuva, os endereços do novo local estarão disponíveis no site oficial.

Campos do Jordão 

25 de maio, sábado, das 16h às 20h 

Parque Capivari (Rua Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 – Capivari)

Pindamonhangaba 

26 de maio, domingo, das 16h às 20h

Praça do Quartel (Rua Bicudo Leme, 260 – Centro)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *