AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » São José dos Campos recebe evento internacional e entra para a história da medicina integrativa

São José dos Campos recebe evento internacional e entra para a história da medicina integrativa

A cidade, já conhecida por sua vocação tecnológica e espírito visionário, foi escolhida como palco de um dos mais importantes fóruns internacionais

Por Gilberto Freitas
Foto: Gilberto Freitas

Um dia memorável, cercado de ciência, prestígio e inovação, marcou a primeira edição do Seminário de Ozonioterapia Global no Brasil, realizado em São José dos Campos. A cidade, já conhecida por sua vocação tecnológica e espírito visionário, foi escolhida como palco de um dos mais importantes fóruns internacionais da área da saúde integrativa, promovido pelo respeitado Comitê Científico Internacional ISCO3.

Com a presença de médicos, dentistas, enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas, veterinários, pesquisadores e autoridades de renome, o evento trouxe ao Brasil a 4ª Atualização da Declaração de Madrid — o documento internacional que regula, com base científica, o uso clínico do ozônio medicinal em mais de 15 países, embasado por mais de 1009 referências científicas, abrangendo sua aplicação médica, odontológica e veterinária.
E foi aqui, em solo joseense, que essa nova versão foi apresentada pela primeira vez na América Latina.

Anfitriões de prestígio: elegância e acolhimento joseense.
O Seminário teve como anfitriões o prefeito Anderson Farias e a primeira-dama Sheila Thomaz, que receberam o Fórum Científico com a elegância e o entusiasmo típicos de quem compreende a importância de conectar saúde, ciência e bem-estar para o futuro da população.

O casal foi representado pelo vereador Sr. Marco Aurélio Simeão Rodrigues e sua esposa Ludmila Caroline Rodrigues, que participaram ativamente da cerimônia oficial e das homenagens prestadas a figuras emblemáticas da história da saúde no Vale do Paraíba.

Um tributo à coragem de um pioneiro: Dr. Coimbra, o “médico do ozônio”

Entre os momentos mais emocionantes destacou-se a homenagem ao médico Dr. José de Castro Coimbra, aos 95 anos, figura histórica da medicina regional e nacional. Conhecido como “o médico do ozônio”, o Dr. Coimbra foi pioneiro ao introduzir o uso da ozonioterapia na região de São José dos Campos, enfrentando décadas atrás os desafios desta inovação com a coragem de quem pensa no bem de seu paciente e do coletivo antes do reconhecimento institucional.

” Viver ate os 95 anos com tanta Lucidez e Fisicamente ativo é um Luxo” como disse Dra Adriana Schwartz.

Realmente um fato comprovado e que motivou a todos, a disposição Dr. Coimbra que fez a jornada dentro do evento de 12 horas intensivas acompanhando o fórum , tirando fotos e recebendo a todos com entusiamo e jovialidade cordial.
“Isso é um exemplo de quem há 20 anos se cuida com Ozonioterapia”

Ex-deputado estadual e federal, defensor da saúde pública e dos valores humanos na medicina, sua trajetória foi celebrada com profunda emoção por todos os presentes. Receber, em vida, uma homenagem pública da cidade que ele ajudou a transformar com seu trabalho e ousadia científica foi mais que uma deferência — foi o reconhecimento de um legado que transcende gerações.

Para São José dos Campos, homenagear o Dr. Coimbra é também honrar a memória viva de seus visionários, daqueles que ousaram trazer o futuro para o presente, mesmo quando isso exigia romper paradigmas. Sua história inspira e emociona.
O Seminário serviu como palco para eternizar sua contribuição à saúde e ao progresso da região.

Protagonismo feminino e joseense no cenário internacional

Dra. Katia Bertti Morandi, cirurgiã-dentista joseense, que presidiu o Seminário Global foi a representante oficial na Odontologia no Comitê Científico da ISCO3, no Congresso de Madrid , na Espanha. Dra Katia Bertti é uma das autoras do Adendo de Odontologia da Declaração de Madrid e pioneira no Brasil na aplicação clínica da técnica SSO₃ (Solução Salina Ozonizada) na odontologia.

Seus estudos e resultados, que envolvem regeneração tecidual, modulação da dor e ação antimicrobiana de alta precisão, são referência em congressos fora do país. Katia, que alia ciência e sensibilidade humana, é hoje um dos nomes mais respeitados na defesa do uso seguro e ético da Ozonioterapia no Brasil — levando o nome de São José dos Campos para o cenário científico mundial.

Ciência com responsabilidade social
Além do debate científico, o evento lançou um ” Movimento em prol da ozonioterapia no Brasil ” reunindo lideranças políticas, conselhos profissionais e associações para exigir que o Brasil implemente, de fato, o acesso da população a essa terapia — já reconhecida por Lei Federal nº 14.648/2023 e incorporada ao SUS desde 2018 como uma das PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde).

A mobilização conta com um abaixo-assinado nacional encabeçado por diversos setores da sociedade civil e apoiado por parlamentares, visando a efetiva aplicação da lei.

A Ozonioterapia trata-se de um recurso terapêutico seguro, natural, acessível, sem efeitos colaterais, com mais de 3.600 estudos científicos publicados em todo o mundo, segundo ISCO3, com protocolos seguros para aplicação clínica reunidos na DECLARAÇÃO DE MADRID e que reduziria gastos públicos e necessidade de exageros com fármacos e proporcionaria saúde integral , qualidade de vida e prevenção por seus diversos benefícios à saude humana.


SJC: mais uma vez, à frente de seu tempo

São José dos Campos, reconhecida por sua liderança em tecnologia, educação e mobilidade urbana, agora também se posiciona como referência nacional na promoção de terapias inovadoras e sustentáveis em saúde. A escolha da cidade para sediar o evento não foi por acaso, mas sim o reconhecimento de seu perfil moderno, acolhedor e de gestores que investem na ciência como instrumento de transformação social.

O Seminário foi, sem dúvida, um marco para a saúde brasileira e um orgulho para a sociedade joseense. Uma noite onde a ciência encontrou a sensibilidade, a elegância abraçou o compromisso público e a história se fez presente com aplausos e gratidão.

Gilberto Freitas

Fotógrafo raiz, faz cobertura de eventos VIPs há mais de 29 anos e é responsável por gerar entretenimento de qualidade para os joseenses. Gilberto soma à equipe do Aqui Vale para garantir pautas badaladas e manter a região informada sobre as principais celebrações do Vale com fotos exclusivas.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *