São José abre centro para tratamento de dependência química em adolescentes
Nova unidade Renova Vida oferece atendimento gratuito e multidisciplinar, com foco em jovens em situação de vulnerabilidade
Foto: Reprodução
São José dos Campos ganhou o primeiro centro da região voltado exclusivamente ao tratamento de dependência química em adolescentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O espaço, chamado Renova Vida, foi inaugurado nesta segunda-feira (10) pela Instituição Francisca Júlia Bem-Estar Mental e tem capacidade inicial para 12 jovens, nove meninos e três meninas.
O Renova Vida funciona dentro da sede da Instituição Francisca Júlia, na Estrada Dr. Bezerra de Menezes, 700, no bairro Torrão de Ouro. Os atendimentos são realizados via regulação municipal do SUS.
O atendimento será gratuito e feito por uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, psiquiatras, pedagogos, assistentes sociais, educadores físicos e equipe de enfermagem 24 horas.
Segundo o diretor técnico da instituição, Rodrigo Gasparini, houve um aumento de 30% nos atendimentos de emergência envolvendo adolescentes, o que aponta para uma crise de saúde mental com início cada vez mais precoce.
O tratamento será desenvolvido em três frentes principais:
- Desenvolvimento pessoal, para fortalecer a autonomia e o autocontrole;
- Relações afetivas, com foco na reconstrução de vínculos e autoconfiança;
- Acompanhamento clínico, para reduzir recaídas e favorecer a reintegração familiar e social.





Deixe um comentário