AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Santa Casa de São José dos Campos celebrou um marco histórico: 500 transplantes de fígado

Santa Casa de São José dos Campos celebrou um marco histórico: 500 transplantes de fígado

O evento, realizado na Faculdade Humanitas, foi marcado por discursos emocionantes e homenagens a médicos, enfermeiros, equipe multidisciplinar e pacientes que fazem parte dessa jornada

Por Gilberto Freitas
Foto: Gilberto Freitas

Na última quarta-feira a Santa Casa de São José dos Campos celebrou um marco histórico: 500 transplantes de fígado! O evento, realizado na Faculdade Humanitas, foi marcado por discursos emocionantes e homenagens a médicos, enfermeiros, equipe multidisciplinar e pacientes que fazem parte dessa jornada.

O provedor, Dr. Ivã Molina, e o diretor técnico, Danilo Stanzani Junior, destacaram a dedicação de todos os profissionais envolvidos e a importância da Santa Casa como referência no Vale do Paraíba. Dr. Jorge Padilla, coordenador do serviço, Dr. Itamar Coppio, responsável pela implantação do serviço, e o Prof. Dr. Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, que foi fundamental na capacitação técnica da equipe, relembraram os desafios enfrentados na implantação e consolidação da área de transplantes, incluindo os esforços para a captação de órgãos e o treinamento contínuo da equipe.

Com uma taxa de sobrevida de 91% em 2024, acima da média nacional, que é de 75% – de acordo com estudo da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) –, o serviço de transplantes hepáticos da Santa Casa salva vidas e transforma histórias, como a de Lino Francisco Faccina, o primeiro paciente transplantado, Giovanna Bastos Rodrigues, que fez um gesto de amor ao doar parte de seu fígado para sua mãe, e Antônio Catigero da Silva, morador de Pindamonhangaba, o 500º transplantado da Santa Casa.

A presença de autoridades, como o secretário de Saúde de São José dos Campos, George Zenha, também marcou esse momento de celebração e reconhecimento.
Tambem foram homenageados ,além de médicos e pessoal envolvido no processo, os transplantados, Lino Faccina, 1º paciente de SJC a receber um fígado, Antônio Catigero que é o paciente 500º e Neide e Giovanna Rodrigues , que um transplante entre mãe e filha.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Gilberto Freitas

Fotógrafo raiz, faz cobertura de eventos VIPs há mais de 29 anos e é responsável por gerar entretenimento de qualidade para os joseenses. Gilberto soma à equipe do Aqui Vale para garantir pautas badaladas e manter a região informada sobre as principais celebrações do Vale com fotos exclusivas.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *