AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início »  Sabin conquista Prêmio PNQC com melhor trabalho sobre controle de qualidade

 Sabin conquista Prêmio PNQC com melhor trabalho sobre controle de qualidade

Apresentado na 49ª edição do Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, estudo foi produzido por colaboradores de Brasília

Por Portal Aqui Vale

 A validação automatizada do teste de Hormônio Estimulante da Tireoide (TSH) no Núcleo Técnico-Operacional (NTO), realizada pelo Sabin Diagnóstico e Saúde, rendeu reconhecimento no 49º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, realizado no mês de junho, em Natal (RN). A iniciativa gerou melhoria significativa na agilidade, uniformidade e segurança na emissão dos resultados. O trabalho, intitulado “Comparação da estimativa da incerteza pela abordagem NORDTEST NT TR 537 com a ISO/TS 20914 e aplicação como critério de autoverificação de resultados”, recebeu o Prêmio PNCQ de controle de qualidade.

A mensuração do nível de incerteza é importante justamente para que o laudo final seja liberado com o máximo de precisão e qualidade. No trabalho desenvolvido por Tawana, foram analisadas 4.094 amostras de forma automatizada. Destes, somente 4% não estavam de acordo com as regras de liberação automática e tiveram de ser avaliadas por analistas para uma análise mais minuciosa.

“O estabelecimento do nível de incerteza na medição é um auxiliar importante para os exames automatizados. Por meio dele, é possível identificar aqueles exames cujos resultados ficaram fora do histórico do paciente. Com esse parâmetro bem estabelecido, os profissionais ganham tempo para realizar uma análise mais minuciosa e confirmar se os resultados alterados decorrem das condições do paciente ou de uma intercorrência no processo de análise pelo equipamento”, explica Tawana, que divide a autoria do trabalho premiado com Alan Carvalho Dias, que desenvolveu a ferramenta que viabilizou a validação dos exames avaliado no estudo; Luciana de Almeida Silva; Juliana Katalinic Said Dutra; Matheus José Ribeiro; Alessandra Lopes Barbosa e Graciella Ribeiro Martins. Todos os profissionais envolvidos atuam no NTO central, em Brasília (DF).

“Ter um trabalho científico elaborado por nossos profissionais e premiado num evento dessa importância é mais uma chancela à qualidade das pessoas que trabalham na empresa e um atestado para a excelência dos nossos exames. Adotamos níveis elevados em nossos controles de qualidade, o que nos permite sempre alcançar excelência em cada laudo entregue”, celebra a presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.

Com 40 anos de atuação completados em maio deste ano, o Sabin investe em pesquisas técnico-científicas e inovação e se consolidou como uma plataforma estratégica de validação de novas metodologias diagnósticas desenvolvidas pela sua equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e por meio de parcerias com fornecedores e startups. A empresa conta com um robusto Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que é responsável por conduzir os processos de oito acreditações e certificações nacionais e internacionais, além da formação de auditores internos, tanto na matriz, em Brasília, quanto nas regionais distribuídas em 14 estados.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *