AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Regata Storica: um evento imperdível em Veneza

Regata Storica: um evento imperdível em Veneza

Prova de velocidade entre gôndolas tem mais de 700 anos de tradição e agita a belíssima cidade italiana em setembro.

Por Portal Aqui Vale

Imagine tirar uma tarde para apreciar uma série de gôndolas, de diferentes formatos, tamanhos e cores, singrando as águas do Grande Canal de Veneza? Esse é o programa de milhares de turistas (e locais também) no primeiro domingo de setembro. É quando acontece a Regata Storica, evento que existe desde o longínquo século XIII e que está para Veneza assim como o Palio, a empolgante corrida de cavalos, está para Siena.

A partir de 1866, quando a cidade passou a integrar o território do recém-criado Reino da Itália, o evento ganhou o formato atual, combinando competição com um belíssimo desfile sobre a história da República de Veneza. Em 2025, a Regata Storica acontecerá no dia 7 de setembro.

Setembro é um dos melhores períodos para visitar Veneza. A cidade já não está tão lotada quanto no auge do verão (especialmente julho e agosto) e o calor também não está infernal. As temperaturas são altas, mas agradáveis: dá para flanar pela cidade sem perrengue. E os preços também são menos salgados. Às vésperas da Regata Storica, a cidade recebe um novo fluxo de turistas, mas muvuca mesmo só vai ter no dia do evento propriamente dito.

Para assistir à regata

Antes de mais nada, confira o horário das apresentações no site oficial (https://www.regatastoricavenezia.it/), com informações em inglês e italiano. Há uma série de eventos e por isso é melhor conferir se você quer (ou pode) assistir a tudo. Escolha as etapas que forem do seu interesse e chegue com alguma antecedência. No início da tarde, logo após a hora do almoço, as margens do Grande Canal já estarão apinhadas de gente. Os restaurantes também deverão estar lotados, pois muitos deles oferecem visão privilegiada.

Além dos restaurantes, um ótimo lugar para acompanhar a Regata Storica é nos vários hotéis que estão à margem do Grande Canal. Evidentemente, escolher um quarto com janela para o Canal, nessa época do ano, não sairá muito barato. Os valores variam entre 1.400 e 7.300 euros por semana!

Se você quer assistir às embarcações com o maior conforto possível, mas não se hospedou em um local às margens do Grande Canal, é possível reservar um “camarote”, instalado em uma plataforma flutuante no Campo San Vio, em Dorsoduro. Para os não-residentes em Veneza, o bilhete inteiro custa de 60 a 80 euros e a meia entrada é vendida para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. É possível se informar pelo telefone +39 041 2424.

Mas se você prefere assistir “na faixa”, escolha uma das três grandes pontes – Degli Scalzi, Rialto e Dell’Accademia – de onde você terá uma ótima visão da Regata Storica. Mas lembre-se: vá a esses lugares com antecedência, pois eles ficarão lotados rapidamente.

Outro bom lugar para apreciar a Regata Storica é o Giardino Papadopoli, um pequeno e aprazível parque localizado próximo à estação ferroviária Santa Lucia, mas do outro lado do Grande Canal. Você encontrará ótimos pontos de visualização alguns metros acima da Fondamenta de la Croce. Ou seja, as pessoas à sua frente não irão lhe impedir de ver tudo muito bem.

Os eventos

No início da tarde acontece a grande parada, que abre as festividades. O “corteo” é formado por embarcações históricas, com seus ocupantes vestidos como nos tempos em que a cidade era conhecida como Sereníssima República de Veneza. Eles partem da Praça San Marco e seguem até o final do Grande Canal. Em seguida, acontecem as competições. Começando pelos barcos de dois remos, voltados às crianças e adolescentes (há disputas para menores de 10, 12 e 14 anos).

Depois da garotada, é a vez das provas mais disputadas, com percurso maior. A regata propriamente dita começa no Giardini di Castelo e segue por todo o Grande Canal, retornando na altura da estação ferroviária e se encerrando em Machina Ca’Foscari, a meio caminho entre o Rialto e a praça San Marco. A primeira disputa é também em duplas, mas entre adultos. Em seguida, rola a regata com seis integrantes em cada embarcação e, por fim, a prova das gôndolas, a mais esperada de todas.

Todas as corridas são empolgantes e o público vibra intensamente, como se estivesse em uma partida de futebol. O clima é de celebração total e a vibe é interessantíssima. Tome apenas cuidado com os batedores de carteira, que podem aproveitar a muvuca para aliviar os bolsos dos mais incautos.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *