AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Prefeitura de Taubaté divulga resultados da pesquisa do Transporte Acessível Urbano de 2024

Prefeitura de Taubaté divulga resultados da pesquisa do Transporte Acessível Urbano de 2024

Levantamento foi feito entre os dias 20 e 29 de maio na cidade; avaliação teve melhora quando comparada a 2022

Por Portal Aqui Vale

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), divulgou nesta terça-feira (18) os resultados da pesquisa do Transporte Acessível Urbano (TAU) de 2024. O objetivo do estudo foi avaliar o índice de satisfação dos usuários do sistema de transporte público municipal quanto à qualidade dos serviços prestados, conforme o aditivo do contrato de concessão.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 29 de maio, de forma virtual e presencial, no Terminal Rodoviário Urbano (Rodoviária “Velha”), Praça Dom Epaminondas, no ponto de ônibus em frente ao Taubaté Shopping, dentro dos veículos e em outros locais com concentração de embarques e desembarques. No total, foram entrevistadas 1.172 pessoas, distribuídas nas linhas urbanas e rurais, de acordo com a representatividade na operação, numa amostra de 521.248 passageiros no mês de abril. O grau de confiança é de 95% e o erro estatístico de 3%.

Os entrevistados atribuíram notas de 1 a 5, sendo 1 equivalente a “muito ruim” e 5 equivalente a “muito bom”, para os seguintes quesitos: tempo de espera do ônibus; conservação e limpeza dos veículos; tratamento oferecido pelos motoristas aos usuários; segurança das viagens (risco de acidentes nos veículos); informações aos passageiros; e aquisição e recarga de créditos do Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Os participantes também definiram o grau de importância de cada item e puderam dar uma resposta espontânea quanto ao principal problema do sistema.

Resultados

Todos os quesitos foram avaliados como “bom”, exceto o tempo de espera dos ônibus, que obteve avaliação “regular”. O resultado global, considerando as notas atribuídas para cada quesito e seu grau de importância, indicou que a operação atual do sistema é boa, com nota geral de 3,77 e índice de qualidade de 90,23, conforme cálculo e classificação dos índices de qualidade definidos no aditivo do contrato de concessão.

Na resposta espontânea, os principais problemas identificados foram horários (220 respostas), lotação (91 respostas) e tempo de espera (89 respostas).

Comparando os resultados com a pesquisa realizada em 2022, a avaliação geral do sistema pelos usuários melhorou, passando de uma nota geral de 3,41 e índice de qualidade de 85,41 para 3,77 e 90,23, respectivamente. 

Os resultados permitem que a Semob e o TAU identifiquem as principais deficiências do sistema de transporte municipal, visando a melhoria contínua do serviço.

Para reduzir o tempo de espera e aumentar a quantidade de viagens, está prevista a implantação de Estações de Conexões (ECOs) nas regiões do CECAP, Rodoviária “Nova” e Belém/Campos Elíseos, estruturando algumas linhas urbanas e rurais em um sistema tronco-alimentador, aumentando a oferta e otimizando os custos operacionais.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *