AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » OURO DO BRASIL! De Guarulhos (SP), Rebeca Andrade conquista a primeira colocação na ginástica artística

OURO DO BRASIL! De Guarulhos (SP), Rebeca Andrade conquista a primeira colocação na ginástica artística

Saiba como está o saneamento da cidade natal da maior medalhista olímpica do país

Por Portal Aqui Vale

Nesta segunda-feira (05), após muita emoção e uma excelente apresentação, Rebeca Andrade superou a americana e favorita na ginástica olímpica, Simone Biles, e conquistou o ouro no solo feminino de ginástica artística. A medalhista é natural de Guarulhos (SP), município da Região Metropolitana de São Paulo e a segunda cidade mais populosa do estado.

Diferentemente da atleta, a cidade não seria uma medalhista no quesito saneamento. De acordo com o Ranking do Saneamento 2024, produzido pelo Instituto Trata Brasil, Guarulhos ocupa a 67ª posição, tendo perdido cinco colocações em comparação ao Ranking do ano anterior. Segundo os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base 2022, 99,1% da população do município tem acesso à água e 91,1% possui coleta de esgoto em suas residências.

Apesar dos bons índices, apenas 13,6% do esgoto gerado é tratado, o que faz Guarulhos descer no ranking. A Lei 14.026/2020, conhecida como o “Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, considera universalizado o saneamento nas localidades que contam com 99% de sua população com acesso à água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto. Esses índices devem ser alcançados até 2033.

A falta de saneamento básico prejudica o desenvolvimento socioeconômico de uma região, contribuindo para o aumento da incidência de doenças de veiculação hídrica, como diarreia, dengue, cólera, leptospirose, entre outras. Esse impacto é particularmente maior nas crianças, cujo desenvolvimento é prejudicado pela reincidência desse tipo de doença.

A criança que poderia estar brincando, estudando ou praticando esportes acaba afastada dessas atividades por estar frequentemente doente. De acordo com dados do DATASUS (2022), mais de 190 mil pessoas foram internadas por esse tipo de doença. Dessas, 56.211 internações foram de crianças de zero a quatro anos. Quatro anos foi a idade que Rebeca Andrade, nossa medalhista olímpica, começou a praticar o esporte no projeto social Iniciação Esportiva, da Prefeitura de Guarulhos.

Imagine quantas “Rebecas” nós já perdemos para a falta de saneamento básico. Em ano eleitoral, escolha um candidato que priorize em seu projeto de governo este tema, para que nossos futuros campeões tenham oportunidades para o seu pleno desenvolvimento.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *