ONU alerta que 2025 deve ser o segundo ou terceiro ano mais quente já registrado
Mesmo com uma leve queda nas médias globais, o planeta segue registrando recordes de calor mês a mês

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) afirmou que 2025 está a caminho de se tornar o segundo ou o terceiro ano mais quente já registrado.
O boletim mostra que as concentrações de gases do efeito estufa e o calor nos oceanos atingiram níveis sem precedentes. Fora isso, geleiras e calotas polares também continuam em retração acelerada, ainda segundo o relatório.
Uma meta de 1,5°C foi estabelecida pelo Acordo de Paris em 2015 para evitar impactos extremos do clima, como secas, elevação do mar e colapso de geleiras. Estudos recentes, porém, mostram que o mundo pode já ter ultrapassado esse ponto crítico.
As metas são o principal instrumento do Acordo de Paris para enfrentar a crise climática. A NDC atual do Brasil, por exemplo, inclui a meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 53% até 2030 e zerar as emissões líquidas até 2050.
Temperatura média global acima
Ainda segundo a OMM, de janeiro a agosto de 2025, a temperatura média global ficou 1,42 °C acima da era pré-industrial, ligeiramente abaixo do recorde de 2024 (1,55 °C).
Mesmo assim, os últimos 11 anos (2015–2025) serão, individualmente, os 11 mais quentes desde o início dos registros, há 176 anos.
Gases do efeito estufa
As concentrações dos três principais gases de efeito estufa – dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O) – também voltaram a quebrar recordes.
O CO₂ chegou a 423,9 partes por milhão em 2024, o valor mais alto já observado, com aumento inédito de 3,5 ppm em apenas um ano, segundo medições em estações como Mauna Loa (EUA) e Kennaook/Cape Grim (Austrália).
A OMM ressalta que a queima de combustíveis fósseis continua sendo a principal fonte de emissões desde os anos 1950. O documento destaca ainda que o aquecimento provocado pelo El Niño entre 2023 e 2024 deu lugar a uma fase neutra ou de La Niña em 2025.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)


Deixe um comentário