AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Onde está Deus diante das tragédias?

Onde está Deus diante das tragédias?

Duplos terremotos de grandes magnitudes no Oriente Médio, já ceifaram mais de 45.000 mil vidas na Turquia e na Síria, as chuvas em excesso e…

Por Carlito Paes

Duplos terremotos de grandes magnitudes no Oriente Médio, já ceifaram mais de 45.000 mil vidas na Turquia e na Síria, as chuvas em excesso e deslizamentos das encostas já levam mais de 45 vidas aqui em nossa costa no litoral, sem falar em todo efeito colateral na natureza e para população. Tudo acontecendo ao mesmo tempo, o mundo agoniza diante de tanta dor e tragédia. Alguns perguntam: Onde está Deus quando desastres naturais provocam mortes aos milhares ao redor do mundo?

Embora que para o meu coração seja difícil de suportar as cenas diante de tanta dor, para minha fé não é nada difícil entender. Por dois motivos claros. Primeiro porque vejo Deus nos atos de amor e solidariedade em todo mundo revelam a essência do DNA de amor que o homem recebeu do seu criador e segundo, porque claramente vemos que os números de mortos em todas as tragédias são gerados pelo erro e pecado do homem, isto não é culpa de Deus, mas fruto da ganância dos homens infelizmente, sejam nos projetos aprovados de forma errada pela corrupção na Turquia e Síria e nas ocupações desordenadas em nossas encostas e o descaso e corrupção de muitos órgãos públicos e fiscais do governo.

Tragédias naturais podem e devem ser minimizadas por nossa boa gestão do bem público e não ampliadas pelo nosso descaso, porque as vidas e nossa natureza, precisam de cuidado de cada um de nós, não podemos culpar Deus pelos nossos erros e pecados, porque transgredimos seus princípios.

Deus não está com aqueles que persistem em ignorar as regras que regem os sistemas naturais. Deus está nas pessoas que cuidam da terra como um jardim, que plantam árvores, que cuidam do solo e das pessoas no solo, que respeitam os limites da terra e dos homens, que estão a cultivar com carinho, como Ele já determinou desde Gênesis. Deus não está com as pessoas que olham a terra como um tesouro a ser cegamente explorado. Deus está nas pessoas solidárias que deixam seus confortos para compartilhar interesses, afetos e bens com os sobreviventes. Deus não está com as pessoas que não se movem para socorrer, apoiar e fortalecer aqueles que perderam pessoas e posses. Então entendo que quando Deus criou o nosso planeta, tudo era perfeitamente equilibrado, todavia com a ganância e a corrupção humana entramos num processo de autodestruição da vida e da natureza, porque tudo na natureza tem um preço a ser pago. Todavia a minha fé também é sustentada num Deus que age acima de tudo isto, e que na hora da dor, perda e tragédia Ele manifesta seu amor por cada um, em especial através do amor de uns aos outros.

Como consolar uma mãe que perde seu filho por um desabamento? Como estancar a dor de filhos menores que perdem seus pais? Deus está presente nas mãos dos socorristas, dos bombeiros, dos vizinhos, dos que levam pão, água, que atendem nos hospitais lotados, que repartem o alimento, que oram, que abraçam e se importam.

As catástrofes humanas acontecem todos os dias e em todos os lugares e a qualquer um, independente do credo que se professa. Seja Budista, Espírita, Católico ou Evangélico, coisas ruins acontecem com pessoas boas em todo lugar. Deus não é um julgador irado, ele é um Pai amoroso, e em dias de tragédia somos enviados a suavizar a dor e o sofrimento do nosso próximo.

As dificuldades da vida nos ensinam muitas coisas, mas não é que elas nos sobrevêm “para” nos ensinar. Ela vem porque é natural da vida a dificuldade; mas falta sabedoria aos que nada aprendem em meio a essas catástrofes.

Aprendemos então que a vida tem dificuldades de todo o tipo e o que nos assemelha a todos os seres humanos é a dor.  Todos sofrem e esse sofrimento nos faz iguais. Vamos chorar com os que choram, vamos fazer cada um nossa parte em amor e solidariedade.

Como nos ensinou Jesus, faça sua parte hoje: “Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram”.

Mateus 25:42-43

Onde está Deus em meio a toda esta tragédia na Turquia e São Sebastião? Está no sim e no amor de gesto humano que decide orar e ajudar com o que tiver ao seu alcance. Que Deus abençoe a cada pessoa que sofre no Brasil ou no mundo, e que sejamos respostas de Deus em cada lugar como sal da terra e luz do mundo!

Pr. Carlito Paes

Carlito Paes

Autor de 32 livros, Mestre em Teologia, Professor, Pós Graduado em docência do Ensino Superior. Fundador da Rede de Igreja da Cidade, líder e pai de família, Carlito faz jus à parábola do bom pastor em sua vocação como mentor e pai espiritual de milhares de cristãos da região. Colunista do Portal Aqui Vale, permeia a rotina dos leitores pregando a cultura do amor e do discipulado, fazendo reflexões sobre temas do cotidiano.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *