O Empreendedorismo Feminino
Neste mês de novembro comemoramos o mês do Empreendedorismo Feminino, especificamente no dia 19 de novembro é comemorado o dia da Empreendedora. “O Dia Mundial…
Neste mês de novembro comemoramos o mês do Empreendedorismo Feminino, especificamente no dia 19 de novembro é comemorado o dia da Empreendedora.
“O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino foi originalmente estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo principal de reconhecer e celebrar as mulheres empreendedoras em todo o mundo.”
De fato, as mulheres tem dominado o campo do empreendedorismo e isso deve-se a característica resiliente da essência feminina que ama desafios e alia razão, emoção e intuição.
São tantos desafios que se impõem à nós, que estamos acostumadas ao enfrentamento e, por conseguinte, vencê-los. Tanto é, que a grande parte das empreendedoras iniciaram seus negócios por necessidade, raramente contam com sócio e há o desejo de alcançar a independência financeira.
O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras, dos 52 milhões de empreendedores, 30 milhões (48%) são mulheres, conforme aponta a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor 2020). Igualmente, o Sebrae em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que as mulheres demonstram maior competência em implantar programas de inovação em seus negócios e que a reabertura das empresas pós-pandemia está sendo realizada mais rapidamente no empreendedorismo feminino.
Acompanho vários grupos de empreendedoras, tenho amigas empreendedoras, recentemente fiz uma viagem na qual conheci empreendedoras do Brasil inteiro, todas com histórias de desafios, superação, garra e o mesmo desejo de realizar e ver o empreendimento maduro e grande! Creio que nós mulheres olhamos para o nosso empreendimento como olhamos para nossos filhos, sobrinhos ou netos: investimos e queremos vê-los grandes e realizados. Por isso que falo, nós somos empreendedoras com o coração e a razão.
Nós mulheres somos empreendedoras natas porque temos o dom de gerar a vida, sonhos e força para realizá-los. Há um texto interessante de Salomão, em Provérbios, que descreve a mulher virtuosa e empreendedora: “a mulher entrega-se com vontade ao seu trabalho, administra bem o seu comércio lucrativo e a sua lâmpada fica acesa durante a noite”
Nós somos essa mulher virtuosa empreendedora, previdente e administradora.
Amiga leitora, se você tem vontade de empreender, confie que é capaz, coloque seu coração e invista no conhecimento. Você é a mulher virtuosa. Revista-se de força e dignidade, sorria para seu futuro!
E se você deseja juntar-se a algum grupo de empreendedoras, que empreendem com propósito e resultado, seguem sugestões: Feminina Empreende São José dos Campos e Feminina Empreende Jacareí. (informações dos grupos através do e-mail pryscilaportalaquivale@gmail.com)
Fonte: Gestão Click e Sebrae
Provérbios 31.17-18
Deixe um comentário