Nova regra da Anvisa faz com que o termo “100% integral” seja retirado de produtos
Novas regras da Anvisa estão fazendo com que as marcações de “100% integral” sejam removidas das embalagens de pães, torradas e biscoitos produzidos no Brasil.…
Novas regras da Anvisa estão fazendo com que as marcações de “100% integral” sejam removidas das embalagens de pães, torradas e biscoitos produzidos no Brasil. No lugar, palavras como “natural” e “nutrição” estão sendo adicionadas.
A nova legislação, que entrou em vigor no dia 22 de abril, estabelece que o alimento precisa ter, ao menos, 30% de ingredientes integrais para ser rotulado como “integral”. Caso haja descumprimento de regras, o fabricante poderá sofrer uma advertência e multa por infração sanitária, até mesmo interdição e cancelamento do alvará.
A Anvisa estipulou um prazo de 12 meses para adequação dos produtores. Marcas como Bauducco, Panco e Nutrella já alteraram os nomes de suas linhas de produtos.
“Próximo aos dizeres usados para destacar a presença dos ingredientes integrais, deverá ser declarada a porcentagem dos ingredientes integrais, observando o mesmo padrão de fonte, cor, tamanho e contraste”, afirma o órgão.
Para ser considerado integral, o ingrediente precisa ser obtido exclusivamente de um cereal, como arroz, aveia, centeio, milho e trigo.
Deixe um comentário