Mulheres na construção civil: São José lança programa gratuito de capacitação
Em parceria com a CBIC e o SENAI, capacitação para assentamento de revestimentos cerâmicos começa em setembro
A Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria e Comércio (CBIC) e o SENAI, acaba de lançar o programa “Elas constroem”, que vai oferecer um curso gratuito de assentamento de revestimentos cerâmicos voltado exclusivamente para mulheres.
Com início previsto para a primeira semana de setembro, na unidade do SENAI em Santana, o objetivo da iniciativa é qualificar mão de obra feminina, promover empregabilidade e ampliar a presença das mulheres no setor da construção civil. As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto e devem ser feitas pelo e-mail aconvap@aconvap.com.br.
O curso terá duração de 40 dias, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Podem se inscrever mulheres com mais de 18 anos, que tenham estudo de no mínimo 5ª série e disponibilidade para acompanhar as aulas com compromisso.
Para a vice-presidente de Prestadores de Serviço da Aconvap, Fabiana Vieira, o programa é uma resposta prática à escassez de profissionais no setor e, ao mesmo tempo, uma forma de transformar vidas por meio do trabalho.
“Além de suprir a demanda por profissionais, queremos fortalecer a presença feminina na construção civil, promovendo renda e autonomia. Essa é uma chance real de mudança de vida para muitas mulheres”, afirma Fabiana.
Ela reforça que a atuação feminina pode ser um diferencial em diversas funções do setor. “É algo inovador, desafiador e extremamente necessário. Em atividades como o assentamento de cerâmica, por exemplo, elas se destacam pela atenção aos detalhes e pelo acabamento mais cuidadoso”, completa.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário