Melhorias na FUSAM reforçam compromisso com a saúde em Caçapava
A inauguração da ala infantil “Pequeno Príncipe” é uma delas
A Prefeitura de Caçapava avança nas melhorias da saúde pública com importantes ações na FUSAM, como: a inauguração da ala infantil “Pequeno Príncipe”, a revitalização do Pronto-Socorro Adulto e a retomada das cirurgias eletivas.
Inaugurada em junho, a nova ala infantil oferece um espaço exclusivo para a internação de crianças, ao lado da maternidade e do berçário, facilitando o cuidado integral aos pequenos. A equipe pediátrica passou a atuar diretamente no novo espaço, que conta com dois quartos e uma brinquedoteca equipada com itens doados pelo Fundo Social de Solidariedade.
Paralelamente, foi realizada a revitalização do Pronto-Socorro Adulto, com melhorias estruturais viabilizadas por emendas parlamentares. As obras incluíram reformas nas salas de medicação, observação e isolamento, troca do balcão, recuperação de paredes e teto e reforma completa do banheiro. A coordenação de enfermagem também foi reestruturada com móveis planejados.
Desde o início da gestão, foi criado o Gabinete de Crise da FUSAM, que reforçou a segurança com a instalação de uma base da GCM em frente ao Pronto-Socorro. Uma viatura permanece 24 horas no local, garantindo apoio aos pacientes e evitando situações de violência.
Outro avanço importante foi a retomada das cirurgias eletivas, suspensas desde outubro do ano passado. Com gestão eficiente dos recursos públicos pelo Gabinete de Crise da FUSAM, foi possível retomar os procedimentos e reduzir a fila de espera de 340 pacientes, alguns desde 2021. Uma doação de recurso permitiu a aquisição de um equipamento moderno que possibilita cirurgias por vídeo, acelerando a recuperação, de dois meses para até duas semanas.
O mutirão de pequenas cirurgias também está em andamento, com 10 procedimentos semanais, e a fila foi zerada. A FUSAM reativou ainda o setor de educação permanente com treinamentos, simpósios e capacitações. Além disso, foi criado um setor de monitoramento das empresas terceirizadas e implantado um serviço de ouvidoria com busca ativa nos leitos.
#conteúdopatrocinado
Foto: Reprodução
Deixe um comentário