Março Amarelo, Azul-Marinho e Lilás – Conheça as campanhas que buscam conscientizar sobre endometriose, câncer colorretal e de útero
Diagnóstico precoce aumenta chances de cura
O mês de março conta com uma campanha tripla de conscientização sobre a saúde. É o Março Amarelo, Azul Marinho e Lilás.
A cor amarela tem foco na prevenção e tratamento adequado da endometriose, uma condição ginecológica em que o tecido que reveste o útero cresce fora dele. Seus sintomas incluem cólicas menstruais intensas, dores crônicas, dor durante o sexo, alterações intestinais e infertilidade. O tratamento envolve medicamentos e terapias complementares. Dieta saudável, exercícios e controle do estresse ajudam a reduzir os sintomas.
A cor azul marinho destaca a importância do diagnóstico precoce para os casos de câncer colorretal, que afeta o intestino grosso, reto e ânus. Os principais sintomas incluem diarreia, sangue nas fezes, dor ao evacuar, flatulência, perda de peso e cansaço. Se detectado precocemente, tem boas chances de cura. O tratamento pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia.
Já a cor lilás da campanha é uma referência ao câncer de colo de útero (cervical), geralmente causado pela infecção persistente pelo HPV, o papilomavírus humano. O câncer se desenvolve lentamente e é tratável quando detectado no início, principalmente por meio do exame Papanicolau. Fatores de risco incluem infecção por HPV, início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros sexuais, tabagismo e sistema imunológico comprometido. A prevenção envolve a vacinação contra o HPV, uso de preservativos e exames regulares.
A campanha ressalta a importância do diagnóstico precoce e da prevenção para aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida em todas as condições.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário