AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Joseense com o mesmo problema de Faustão, foi a primeira transplantada da América Latina

Joseense com o mesmo problema de Faustão, foi a primeira transplantada da América Latina

Cristiane Caprini tem 34 anos, é mãe de dois meninos, Rafael de 12 anos e Isaac de 10 anos, mora em São José dos Campos…

Por Portal Aqui Vale

Cristiane Caprini tem 34 anos, é mãe de dois meninos, Rafael de 12 anos e Isaac de 10 anos, mora em São José dos Campos e é a primeira mulher da América Latina a receber transplante de coração e pulmões pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Durante o parto do segundo filho, Cristiane teve uma embolia pulmonar (obstrução das artérias dos pulmões) e sentia dificuldade de respirar, mal-estar, sensação de cansaço e desmaios.

Ela foi diagnosticada com hipertensão arterial pulmonar idiopática (HAPI), uma doença rara que faz com que a pressão arterial nos pulmões seja mais alta. A doença é mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos e os sintomas incluem: fadiga, dores no peito, dificuldade para respirar, tontura ao se esforçar fisicamente e desmaios.

Após 10 anos convivendo com a doença, o coração de Cristiane começou a apresentar insuficiência, mesmo problema cardíaco que o apresentador de TV Fausto Silva, de 73 anos. Os médicos optaram, então, pelo transplante cardiopulmonar.

“Eu sempre levei tudo o que aconteceu comigo como uma fase. Eu não trouxe para minha vida como algo que fosse me parar”, diz Cristiane.

Foi um ano e meio de espera na fila do SUS para encontrarem um doador compatível. A cirurgia ocorreu no dia 27 de julho de 2022, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Foi o primeiro transplante cardiopulmonar realizado em uma mulher pela rede pública de saúde no Brasil. Inclusive, o médico que a operou é o mesmo que atende Faustão.

“Estou há mais de um ano transplantada, meu coração bate otimamente bem, meu pulmão está muito bem. Não tive nenhum problema”, contou.

O apresentador Faustão foi diagnosticado com insuficiência cardíaca em 2020 e está desde o dia 5 de agosto internado. Recentemente, entrou na fila do SUS que tem 386 pessoas aguardando o transplante.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *