AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Jornalista e pesquisador critica má conservação da Residência Olivo Gomes em São José dos Campos

Jornalista e pesquisador critica má conservação da Residência Olivo Gomes em São José dos Campos

Raul Juste Lores é escritor e tem 157 mil inscritos em seu canal do Youtube

Por Portal Aqui Vale

São José dos Campos abriga um dos principais ícones da arquitetura modernista brasileira, a Residência Olivo Gomes, localizada no Parque Roberto Burle Marx, na Zona Norte da cidade. A casa foi encomendada pelo proprietário da Tecelagem Parahyba e projetada por Rino Levi e Roberto Cerqueira César em 1949 e concluída em 1951.

O jornalista, pesquisador de arquitetura e urbanismo e proprietário do canal no Youtube “São Paulo nas alturas”, Raul Juste Lores, publicou neste domingo (1) um vídeo sobre a residência onde critica o fato dela estar fechada e sem manutenção.

“O parque aonde a casa fica até é bastante bem mantido. Sempre que eu venho aqui vejo jardineiros, gente limpando, mas a casa, coitada, cheias de teias de aranha e vocês podem ver cheias de rachaduras e peças aí caindo. O que é uma pena”, diz Raul durante o vídeo.

O pesquisador diz ainda que São José dos Campos deveria olhar para a Residência Olivo Gomes como símbolo, mas também ter iniciativa.

“A cidade é uma potência no aeroespacial, mas no urbanismo e arquitetura a cidade está bastante atrasada. Vi placas por todos os lados de duplicação de avenidas. Uma cidade Malufista em pleno século XXI. Gastaram dezenas de milhões de reais para fazer uma ponte estaiada em uma cidade de 800 mil habitantes. Então, há muito afasto, mas inovação de fato tem que vir com economia criativa e com essas belezas que precisam ser mais exploradas e principalmente cuidadas”, explica.

Durante o vídeo, Raul convida as pessoas para pensarem o que a casa poderia virar. Uma seguidora diz que “faria uma casa de chá, com exposições de artes plásticas, apresentação de música de câmara, podendo ser ainda usada para cerimônias como casamentos, aniversários etc. Substituiria as telhas de amianto”.

Outro disse que poderia ser um Museu de Design Brasileiro. Walter Daniel comenta que poderia virar um “centro de estudo e pesquisa em arquitetura e urbanismo”.

O Aqui Vale encontrou em contato com a Prefeitura de São José dos Campos que disse em nota:

“A Prefeitura de São José dos Campos faz a manutenção da Casa Olivo Gomes com frequência. Paralelamente, trabalha no plano de concessão do Parque da Cidade, que prevê o restauro completo do espaço”.

Concessão

No início de 2024, foi apresentada uma proposta de concessão do Parque Roberto Burle Marx, o Parque da Cidade.

A proposta prevê investimento privado de R$ 181 milhões, sendo R$ 101 milhões nos três primeiros anos. E o restante ao longo de 25 anos.

O vencedor do edital poderá construir centro equestre com hípica para eventos e provas, restaurante, mall, novo teatro com 902 lugares, museu Olivo Gomes e Burle Marx, Casa do Lago, roda gigante, trilhas e passarelas elevadas, teleférico, lanchonete, trilha para caminhada, uso do rio Paraíba, Centro de Convenções e Eventos, Sala de Cinema e lojas, trilhas de montain bike, bóia-cross e stand-up paddle, pista de ciclismo e arborismo e muito mais.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *