AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Jacareí celebra Dia da Consciência Negra com show gratuito de Cecília Militão e outras atrações

Jacareí celebra Dia da Consciência Negra com show gratuito de Cecília Militão e outras atrações

Evento gratuito traz grandes nomes da música e cultura afro-brasileira em shows e apresentações culturais

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Prefeitura de Jacareí realizará o Festival da Consciência Negra 2024. A celebração, que acontecerá na quarta-feira, a partir das 16h, no Pátio dos Trilhos trará uma programação gratuita que inclui shows, intervenções artísticas, rodas de samba e cultura popular.

O festival destacará dois grandes talentos locais: Cecília Militão, cantora renomada de Jacareí que ganhou projeção nacional no programa The Voice Brasil, e Betel, rapper de destaque na cena regional. Ambos, que representam a força e a identidade cultural negra local, farão apresentações no evento, que contará ainda com outras atividades culturais que exaltam a arte e a ancestralidade afro-brasileira.
“A valorização da cultura afro-brasileira em nossa cidade é uma forma de resgatar e fortalecer a herança cultural que nos transforma e une. A Consciência Negra é um movimento contínuo, de resgate e valorização das raízes que formam a nossa história,” afirma Marcelo Lima, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy. “O festival é um momento para celebrarmos essa diversidade, reunindo toda essa rica contribuição cultural”.

O público também poderá desfrutar de uma feira de artesanato e de opções de alimentação e bebidas, que estarão disponíveis durante o evento, promovendo a integração cultural e a economia local. A locução ficará por conta de Andressa D’Carla, que conduzirá as atrações e interações com o público.
“O Mês da Consciência Negra é um período de celebrar a história afro-brasileira, momento de reforçar o combate ao racismo e discutir sobre a necessidade de medidas para eliminar a desigualdade racial. Pessoas pretas e pardas são 56% da população no Brasil, segundo dados do IBGE e, mesmo sendo a maioria em número, ainda em 2024, depois 136 anos pós a libertação dos escravizados que construíram o Brasil, sofrem discriminação, tem seus direitos negligenciados e a constante tentativa de apagamento da história.” ressalta Girlaine Dias dos Santos, Secretária de Igualdade e Direitos Humanos de Jacareí.
A escolha do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra no Brasil. Instituída nos anos 1970 pelo Movimento Negro Unificado, a data foi escolhida em oposição ao 13 de maio, que marcou a abolição da escravidão, mas não trouxe suporte ou inclusão real para os negros libertos.

Confira a programação completa
Dia 19/11
19h Exposição Histórias Vestidas, de Bruna Souza
Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
Classificação: Livre

Dia 20/11
Local: Pátio dos Trilhos
16h – Samba ancestral com Dany Kriola
17h – Samba Amassa Barro com Mestre Aluandê
18h – Betel apresenta De Volta pra Base
20h – Cecília Militão canta Vozes Pretas

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *