Implosão de prédio no Jd. Aquarius será realizada neste domingo (25)
Procedimento deve ocorrer às 10h
O prédio abandonado no Jardim Aquarius, localizado na Avenida Tubarão, próximo à Avenida Cassiano Ricardo, em São José dos Campos, será demolido por implosão. A medida está prevista para acontecer às 10h.
A estrutura foi erguida há mais 15 anos para abrigar um hotel. Durante a construção dele, o projeto foi alterado para que fosse um prédio comercial. A obra não foi concluída.
A construtora que está à frente da contratação de empresas especializadas para a demolição é a Esdras Construtora. Manoel Jorge Diniz Dias, conhecido como “Manezinho da Implosão” será responsável pelo procedimento.
Os moradores deverão sair das casas às 9h e retornar depois de 1 hora da implosão.
O que é a demolição por implosão?
As implosões são realizadas com dinamite e colocadas em pontos estratégicos dos prédios. Geralmente utilizada em áreas urbanas de grandes estruturas como arranha-céus, pontes e outros.
Elas são monitoradas por alguma entidade responsável, como por exemplo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), onde técnicos instalam sismógrafos no solo para medir a vibração.
Os prédios vizinhos precisam ser evacuados e nenhum morador deve ficar em um raio de 200 metros do ponto da implosão. Após o procedimento, profissionais da Defesa Civil fazem a inspeção do local para que os moradores voltem as suas casas.
Manoel Jorge Diniz Dias está há mais de 43 anos na profissão e foi responsável por cerca de 90% de implosões no Brasil, entre elas, a do complexo penitenciário do Carandiru, em 2002, e do Palace II, em 1998, no Rio de Janeiro.
“É um processo que está em andamento, não tem nada formalizado, mas existe essa intenção. Mas a minha preocupação como técnico é de me antecipar a qualquer decisão oficial”, explica.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário