AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Há 24 dias sem chuva, Defesa Civil registra aumento de 13% nas queimadas em junho em Taubaté

Há 24 dias sem chuva, Defesa Civil registra aumento de 13% nas queimadas em junho em Taubaté

A cidade já contabiliza 221 ocorrências de queimadas nos seis primeiros meses do ano

Por Portal Aqui Vale
Foto: Prefeitura Taubaté

Taubaté registra um aumento de 13% no número de queimadas em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Defesa Civil do município, até o momento foram atendidas 26 ocorrências de queimadas este mês, contra 23 registradas em junho de 2023.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última chuva registrada no município ocorreu no final de maio. Até a última quinta-feira (20) a cidade já contabiliza 24 dias sem chuvas, agravando o tempo seco e aumentando as condições para o surgimento de queimadas em áreas verdes e de pastagem.

No total, Taubaté já contabiliza 221 ocorrências de queimadas nos seis primeiros meses do ano, superando em 31,55% o total de atendimentos realizados em todo o ano de 2023, que registrou 168 casos.

As equipes da Defesa Civil continuam ativamente no combate às queimadas, respondendo a chamados como o da última quarta-feira no Jardim Gurilândia, onde uma área verde de 1.500m² foi consumida pelo fogo. Na avenida Juscelino Kubitschek, próximo à rodovia Presidente Dutra, cerca de 300m² de área foram queimadas, gerando uma grande quantidade de fumaça que comprometeu a segurança dos veículos.

Orientações e cuidados

A Defesa Civil reforç alerta à população sobre os riscos à saúde relacionados às queimadas, que podem agravar problemas respiratórios. As orientações incluem não descartar bitucas de cigarro em áreas secas, não atear fogo em lixos ou terrenos e redobrar os cuidados durante as festas juninas, evitando a soltura de balões, uma prática perigosa que pode causar danos à rede elétrica das residências ou mesmo incêndios florestais.

Apesar de o número de ocorrências com soltura de balões no município estar baixo (três em 2024 e dois em 2023), o alerta permanece.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *