Feriado em SJCampos – Por que “São José” se tornou o padroeiro da cidade?
Segundo a Igreja Católica, José foi o homem escolhido por Deus para representar o pai de Jesus Cristo
Nesta quarta-feira (19), São José dos Campos celebra o Dia do Padroeiro do município, feriado oficial na cidade desde a instituição da Lei 8.821/12.
São José dos Campos tem como padroeiro São José devido à tradição religiosa e histórica da cidade. O nome do município já indica essa devoção, sendo “São José” uma homenagem ao santo, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo.
A história da cidade começa por volta do século XVI, quando a região era ocupada por bandeirantes e jesuítas. Em 1643, foi fundada uma vila chamada “São José do Paraíba”, por padres jesuítas que tinham grande devoção ao santo. Em 1767, o povoado se tornou uma Vila e recebeu o nome oficial de “Vila de São José do Paraíba”, consolidando ainda mais a escolha do santo como padroeiro.
Devido ao crescimento, a vila se tornou município em 1864 com um novo nome: “São José dos Campos”. A devoção a São José está ligada à sua imagem como trabalhador, protetor das famílias e modelo de humildade, valores que foram importantes na formação da cidade e de sua identidade. Até hoje, São José é celebrado com festas religiosas, procissões e missas.
Foto: Divulgação
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário