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Fabiola Molina comemora 20 anos de marca nesta quinta (5), confira entrevista exclusiva

Empresa é focada em moda esportiva, mas tem linhas de moda casual e praia

Por Portal Aqui Vale

A empresária joseense e nadadora profissional Fabiola Molina comemora nesta quinta-feira (5), 20 anos da sua marca de moda natação.

Fabiola já disputou três olimpíadas como atleta, em Sidney (2000), Pequim (2008) e em Londres (2012). Ganhou medalhas em Jogos Pan-Americanos e em campeonatos mundiais, sendo uma das mais vitoriosas na natação nacional, com títulos brasileiros e internacionais.

Confira a entrevista exclusiva ao Aqui Vale:

Comemorar 20 anos de marca é uma grande conquista. O que passa na sua cabeça quando você para pensar neste marco?

Foto: Reprodução

“A gente olha para trás e é mais ou menos como se estivesse subindo no pódio. Quando você tem uma conquista no esporte, eu acho que é mais ou menos a mesma sensação. Olhar para trás e ver que é fruto de muito trabalho, muita dedicação, muito trabalho em equipe, muitas pessoas envolvidas e de muita gratidão. A gente fica muito feliz de fazer essa trajetória e de ter tantas pessoas boas ao nosso lado”.

A marca começou focada em natação esportiva, mas evoluiu muito desde então. Quais foram os momentos decisivos que ajudaram a definir o rumo da empresa?

“A gente ainda é uma empresa bem focada na moda esportiva, mas a gente tem as duas linhas que é de moda casual e a moda praia, que a gente tem desde o começo. Nós temos o e-commerce desde 2005 exportamos desde essa data. Então, desde o começo a gente tem essa visão ampla de conseguir levar os nossos produtos para o mundo todo, para as pessoas que gostam de conforto e bem-estar.
E alguns marcos que a gente conseguiu foi a de tecidos praticamente exclusivos para ter esse diferencial. O nosso tecido esportivo ele é ultrarresistente a produtos químicos e realmente muito durável, isso faz toda diferença. A gente apostou sempre em muita qualidade. Em todos os momentos da marca a gente investiu em qualidade, quanto na parte de produto quanto na parte interna de empresa.

Nós passamos por um processo de lean manufacturing, que é a organização da empresa para evitar desperdício, não é algo que é oferecido diretamente ao cliente, mas que vem indiretamente através do que a gente conseguiu deixar a empresa mais organizada. Então esse também foi um momento decisivo por volta de 2011, e a gente conseguiu produzir mais com menos. Por isso a gente consegue ter outras linhas”.

Como você enxerga a evolução da moda esportiva na natação desde que iniciou sua marca? E como a Fabíola Molina se destacou nesse cenário competitivo?

“Eu acho que depois que a gente entrou no mercado, a gente trouxe algo muito inovador que são as cores para moda esportiva. A gente trouxe muito esse lado, que antes na natação, quando eu nadava, era muito azul marinho, tinha algumas coisas coloridas. Tinha uma empresa do Rio de Janeiro que tinham alguns maiôs que eu adorava usar, mas que não eram estampados. Eles eram recortes coloridos. Então a gente trouxe essa estampa sendo resistente ao cloro e isso foi bastante inovador.
E também na peça que eu inventei, os sunquínis, que também antes não existiam. O sunquíni eu criei para poder treinar costas nas piscinas descobertas e fez sucesso aqui no Brasil como no mundo todo e também foi uma peça que também ajudou muita gente. Nem todo mundo usa, mas ele veio com essa proposta de você treinar e pegar sol”.

Foto: Reprodução

Os 20 anos da marca marcam também um legado. Quais são os próximos passos e inovações que podemos esperar para os próximos anos?

“A gente está sempre pensando no impacto que podemos deixar, tanto para a comunidade esportiva como a comunidade local. Então, a nossa empresa ela já é de 100% mulheres, acho que isso já é um legado bacana que a gente deixa de como lidamos com isso e a gente tem um trabalho bastante com ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que significa Ambiental, Social e Governança). A gente faz algumas ações nesse social, que a gente quer continuar fazendo e expandindo. E não podemos revelar os próximos passos, mas temos algumas coisas bacanas em vista em termo de produtos que a gente trará de novidade”.

Você é conhecida tanto pelo seu sucesso como nadadora quanto como empresária. Como essas duas jornadas se complementam e influenciam as decisões que você toma para a marca?

“As duas jornadas são muita parecidas, elas são desafios diferentes, mas os dois são desafios. Então, muitas coisas que eu aprendi no esporte eu aplico muito na minha vida empresarial. Principalmente, a questão de reconhecer a importância das pessoas, do trabalho em equipe e do trabalho duro que as coisas não acontecem e nem caiem do céu de uma hora pra outra, é um processo longo.

Foto: Reprodução

No esporte eu até falo ‘nossa, é tão demorado porque você treina tipo seis meses alguma coisa e não vê o reflexo daquilo, você só vai ver um ano e meio depois’. Na empresa também, algumas coisas acontecem assim. Algumas pessoas você tira de uma área e vai para outra, vai demorar para ela conseguir produzir. Então é você ter esse conhecimento de pessoas, ter esse conhecimento de processos, como ele não é imediato, um pouco mais longo. Mas que se ele é bem feito, e feito com bastante excelência, que é algo que eu também trago do esporte, quando a gente faz com excelência sempre colhe frutos”.

A loja de Fabiola Molina fica localizada em São José dos Campos, na Vila Ema e atende também através do e-commerce.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

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